Portal Uai
21 novembro 2014 09:01 pm

SBD prepara o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele



Anualmente, a  Sociedade Brasileira de Dermatologia  (SBD) celebra o “ Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele ” que acontece há 15 anos sempre no último sábado de novembro. Este ano, o “ Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele ” será celebrado em  29 de novembro . A data foi criada a fim de solidificar as ações da instituição contra a doença, já tendo sido atendidas mais de 360 mil pessoas.

No dia 29, a SBD disponibilizará cerca de 4 mil médicos voluntários. Serão ao todo 136 postos distribuídos pelo Brasil que realizarão atendimento simultâneo para análise, diagnóstico e posterior tratamento da doença, das 9h às 15h, ininterruptamente, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação. Nos postos, também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do Câncer da Pele.


Para saber quais são os locais mais próximos de atendimento, basta ligar para o número 0800-701-3197.

Além dessa tradicional ação, serão implementadas iniciativas de prevenção em quiosques nos shoppings Morumbi, em São Paulo, e Barrashopping, no Rio de Janeiro, no fim de novembro. Por meio de uma câmera com lente UV, as pessoas vão poder observar como sua pele está danificada pelo sol e como o filtro solar pode protegê-las. Na ocasião, também serão aplicados questionários pela calculadora de risco para o câncer da pele.

Estimativa

O câncer da pele é o mais comum de todos os tipos de câncer e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. São estimados 188.020 novos casos no Brasil em 2014, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O câncer da pele não melanoma é o mais incidente no Brasil, com 182.130 casos novos previstos para 2014, também segundo o Inca. Desse total, 98.420 devem ocorrer em homens, e 83.710 em mulheres. Quanto ao melanoma, sua letalidade é elevada, porém sua incidência é baixa (2.960 casos novos em homens e 2.930 em mulheres), totalizando 5.890.

A maioria dos casos de câncer da pele pode ser evitada com medidas simples de proteção solar. Proteja-se adequadamente do sol e previna o envelhecimento e o câncer da pele.

Assim como em 2013, o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele deste ano tem o apoio da atriz Lavínia Vlasak, que vestiu a camisa da SBD e convida todos a participarem dessa ação. Veja o vídeo abaixo:


 

Não se esqueça: o Câncer da Pele pode ser evitado com medidas simples de proteção solar. Apoie a campanha da SBD e auxilie no combate à doença!

 

Votos:
|

19 novembro 2014 09:24 pm

Novidades na clínica

Novidade na área!! Podemos contar com mais um aliado para manter a aparência jovial, melhorar a “papada” e contorno facial, sem necessidade de cirurgias ou intervenções mais agressivas. Trata-se da Sutura Silhouette, fabricada nos EUA, que já pode ser encontrada no Brasil!

O tratamento consiste na introdução de um fio absorvível com cones de ácido poli-l-lático, um super estimulador de colágeno já usado há anos na dermatologia. Esse fio é colocado no tecido subcutâneo, onde fica a gordura, através de um orifício feito com uma agulha, sob anestesia local, em consultório.

O procedimento leva em torno de 30 minutos, e a melhora já pode ser observada no pós procedimento imediato.

O fio promove a sustentação da pele, redefinindo o rosto e recuperando seus volumes, reduzindo, dessa forma, os efeitos do envelhecimento. 



O efeito de lifting é imediato e discreto, devido à compressão e à elevação dos tecidos, e o estímulo à produção de colágeno é gradual e contribui para a continuidade da melhora. O produto é completamente absorvido, e os resultados podem ser vistos por até 18 a 24 meses. 

O local mais comum de aplicação é na porção inferior do rosto, para corrigir a flacidez mandibular e a perda do contorno facial, também conhecida com “bochecha de bulldog”. Outras indicações para a aplicação dos fios são: maxilares, no supercílio, para um efeito de lifting nas pálpebras superiores e arqueamento das sobrancelhas, e pescoço, para suavizar a temida papada. 

Após o procedimento, o local pode apresentar leve inchaço, pequeno hematoma local e vermelhidão, que desaparecem em poucos dias e podem ser cobertos com maquiagem. Pequenas pregas de pele podem ocorrer pelo efeito lifting imediato da técnica, mas também se resolvem em poucos dias. Não há necessidade de repouso ou de afastamento de suas atividades habituais. Durante algumas semanas após o procedimento não é indicado realizar esportes com contato físico, realizar cirurgias dentárias ou tratamentos faciais, nem tomar sol ou sauna. 

É um procedimento rápido, com resultados imediatos e duradouros, e, por se tratar de produto completamente absorvível, mais seguro. Não substitui o lifting cirúrgico, mas é uma opção a mais para quem não quer se submeter a uma cirurgia.

Votos:
Tags: novidades    clínica    dermatologia 

|

15 novembro 2014 08:47 am

Assadura ou micose?

Muitos homens sofrem com assaduras na virilha quando fazem caminhada, jogam futebol ou realizam qualquer outra atividade física. Muitas vezes, vem aquela vermelhidão e ardência no local. 

É diferente da micose na virilha, que fica vermelha e descamando constantemente, mais coçando do que ardendo, e está sempre ali, tendo o homem caminhado ou não. A assadura, ao contrário, não é permanente. Ela surge nos momentos de atividade física (desencadeada pelo atrito da pele com a roupa) e  se cura quando o homem não está se exercitando.

O que  pode -se fazer para diminuir esse incômodo é usar diariamente o Bepantol Derma Solução (líquido), aplicando-o com algodão. Age como um hidratante que estimula a cicatrização da pele e, por ser fluido e transparente, não deixa a pele úmida e não mancha a cueca. Aplique na pele da virilha para deixá-la protegida do atrito.

Se mesmo usando esse artifício, você não perceber melhora, provavelmente o seu caso seja de uma micose. Micoses gostam de lugares fechados, úmidos e quentes. A virilha possui todas essas condições. Se o seu caso for de micose, procure logo um dermatologista. 
 

Votos:
Tags: assadura    micose    corrida    esportes    bepantol 

|

07 novembro 2014 06:50 pm

BELEZA A QUALQUER PREÇO


Compartilho ótima texto de colega dermatologista:

Quando a busca por tratamentos estéticos acaba em tragédia.

A cada dia, a cobrança por uma aparência jovial e corpos esculturais leva as pessoas a procurarem por tratamentos para a melhora da pele e de contornos corporais, especialmente com a chegada do verão. 

Promessas de resultados rápidos, a preços baixos, com parcelamentos a perder de vistas tem surgido aqui no Brasil nos últimos anos.

O problema é que por trás dessas promessas maravilhosas, encontram-se profissionais não qualificados que acabam fazendo tratamentos médicos, nas áreas de Dermatologia e de Cirurgia Plástica invasivos, sem qualquer qualificação e estudo, e em locais sem as mínimas condições de higiene e segurança, levando seus clientes a sequelas, muitas vezes irreversíveis, como cicatrizes e deformidade, e tragicamente, à morte.

Infelizmente, a história da auxiliar de leilão Maria José Medrado de Souza Brandão, de 39 anos, não acabou bem. Foi submetida a um aumento de glúteos com um produto para uso médico. Horas depois, passou mal: teve falta de ar e foi óbito dia 25/10. Um inquérito policial foi instaurado e há suspeita de embolia pulmonar pelo produto aplicado; entretanto, o laudo definitivo do IML ainda não foi emitido. A pessoa que realizou o procedimento não era médica e havia feito um curso de 15 dias. 

Essa situação, infelizmente, com uma vítima fatal, vem coroar uma série de acontecimentos que chegam diariamente aos consultórios dos dermatologistas por todo o Brasil: efeitos colaterais na aplicação de toxina botulínica (“Botox”), necrose de pele e infecção após aplicação de preenchedores para rugas, queimaduras após aplicação de laser e ou de criolipólise... Uma infinidade de sequelas que podem ser permanentes ou, infelizmente, fatais.

Na ilusão de uma resolução rápida, fácil e barata de seus problemas, pessoas tem sido vítimas de profissionais não médicos e até mesmo médicos sem qualificação. A bula desses produtos, como preenchedores, toxina botulínica, recomenda o uso médico: e para ser capaz de aplicar adequadamente essas substâncias e realizar lasers, cirurgias o dermatologista e o cirurgião plástico passam por um exaustivo treinamento de mais de 8.000 horas para se qualificarem.

Para evitar tragédias como essa, simples cuidados garantem o sucesso de um tratamento e evitam dissabores ou riscos:

1) Procedimentos médicos invasivos devem ser realizados por médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos devidamente treinados e hábeis. Para ser especialista deve-se ter um registro especial: RQE: registro de Qualificação de Especialidade. Só quem tem o seu registro no CFM é especialistas. Como checar? www.cfm.org.br ou www.sbd.org.br ou www.cirurgiaplastica.org.br .

2) Médicos só podem atender em clínicas. Atendimentos em casa, hotéis não são adequados, pois não oferecem as condições sanitárias e de segurança necessárias;

3) Fuja de avaliações gratuitas e de profissionais que não tem endereço fixo e ficam migrando de cidade em cidade;

4) Não existem milagres: tratamentos muito baratos, com parcelamentos à perder de vista são perigosos... Tudo tem custo. Bons produtos custam caro e bons profissionais estão sempre se atualizando, indo a cursos, congressos para aprimorar seus conhecimentos. Além disso, as clínicas dermatológicas e de cirurgia plástica seguem as normas de segurança exigidas... e tudo isso tem custo... É o custo da qualidade e da segurança de um procedimento bem realizado.

5) Saiba o que vai ser realizado em você : se for toxina e preenchimento, procure saber a marca. Se for laser, qual o equipamento. Procure saber sobre efeitos colaterais, complicações. Pois se acontecerem, você tem o direito de saber quem lhe dará o devido respaldo e tratamento.

6) Converse com pacientes do profissional que você procura. Bons profissionais costumam ter boa referência...

Mais que tudo: a saúde é um dom que temos que preservar. Boa parte das doenças são evitadas com medidas simples preventivas... Previna-se: procure sempre um dermatologista ou cirurgião plástico devidamente registrado em sua especialidade.

Votos:
|

31 outubro 2014 07:20 pm

Modelo canadense quer quebrar o preconceito contra o vitiligo

 

Se a indústria da moda estabelece os mais extremos padrões de beleza, a canadense Chantelle Brown-Young, portadora de vitiligo, procura quebrar tabus e mostrar que a diversidade neste meio também é possível. Vitiligo é uma doença cutânea que causa a perda gradual da pigmentação da pele.

A modelo protagoniza campanhas publicitárias e tem marcado presença em desfiles importantes, como o da casa Ashish, durante a temporada Primavera/Verão 2015, da Semana de Moda de Londres.

Chantelle foi diagnosticada com a doença aos quatro anos de idade. O distúrbio, que ocasiona a redução ou ausência de melanina em certas regiões do corpo, acabou por valer-lhe alguns apelidos desagradáveis, vindos dos colegas da escola.

A exemplo do bullying sofrido, logo na sua primeira aparição no «America's Next Top Model», Chantelle comentou que chegaram a perguntar, em tom jocoso, se a mãe dela era branca e o pai negro para justificar as tais manchas tão definidas - fora os apelidos de «vaca» ou «zebra».

"Precisei de muito tempo para construir dentro de mim a força e a coragem necessária para subir numa passarela e sentir-me poderosa", contou a modelo.

"Não acho que o grande problema da nossa sociedade se encontre em como lida com a beleza. Para mim, a questão maior está mais relacionada com os julgamentos. Quanto menos julgarmos e construirmos estereótipos, menos inseguras as pessoas se sentirão."

Chantelle afirma que a sua maior dificuldade, na transição da infância para a adolescência, foi a auto-aceitação. "Acredito que as maiores batalhas que se têm na vida são com nós mesmos", diz. Segundo ela, a base da construção da auto-estima está, primeiramente, em conseguir orgulhar-se e ser feliz com quem você é por dentro. "Há sempre espaço para melhorias, somos seres em desenvolvimento. Mas é necessário conseguir amar-nos durante esse processo."

Nascida em Toronto, foi descoberta por uma jornalista local aos 16 anos. O seu rosto perfeito e porte de modelo, distribuído em 1,78m de altura, já a fizeram dar os primeiros passos na carreira, arranjando alguns trabalhos que mais serviam para construir portfólio do que propriamente para ganhar dinheiro.

"Se alguém não quer trabalhar comigo, não vejo isso como algo negativo. Apenas entendo que o meu perfil não se encaixa no atual conceito do cliente para determinada campanha ou desfile. As pessoas relacionam sempre tudo com a beleza, quando a beleza  apenas está nos olhos de quem a vê."


Votos:
Tags: vitiligo    preconceito    pele    dermatologia 

|

30 outubro 2014 08:10 pm

Encontre-me também no Instagram



A partir de agora, poderemos nos comunicar tanto através do site www.ligiadermato.com.br , quanto por aqui, pelo blog www.ligiadermato.blog.br, e também do Instagram, perfil  @ligiapc .

O Instagram é uma mídia social baseada em fotos, mas postarei também informações sobre produtos, procedimentos e quando estou nos congressos as novidades em tempo real. Sigam-me. ;)

Votos:
Tags: instagram 

|

25 outubro 2014 09:45 am

Miss Universo 1965 mantém aparência gastando milhões em plásticas



Apasra Hongsakula tornou-se a primeira Miss Universo da Tailândia, em 1965, com apenas 18 anos de idade. Atualmente, com 67 anos, a tailandesa surpreende pela aparência jovial, praticamente igual a do passado, com gastos estimados em US$ 2 milhões (quase R$ 5 milhões) em cirurgias plásticas.

Como mulher e como médica,  Sou a favor, mas com limite. O excesso pode ficar exagerado e levar a paciente a mudar de fisionomia.

Acredito que, no caso da ex miss, não tenha sido somente plásticas. Acredito que ele faça uso de botox e preenchimento também.

Votos:
|

24 outubro 2014 07:43 pm

Renée Zellweger é assunto no mundo todo

 

Assunto da semana em Hollywood e no mundo todo foi a mudança física radical da atriz Renée Zellweger, estrela dos filmes "O Diário de Bridget Jones" e "Chicago". Oscar de melhor atriz coadjuvante pela atuação em "Cold Mountain".

 

A aparição que assustou o mundo aconteceu em uma festa realizada em Los Angeles na última segunda-feira.  O "novo rosto" nada guarda da antiga, de olhos puxadinhos, bochechas largas e rosadas e pele bastante branca.


 

 

Em entrevista à revista People, Renée negou, indiretamente, ter se submetido a qualquer procedimento cirúrgico. "As pessoas buscam uma verdade nefasta que não existe", disse a atriz, que atribuiu a sua mudança física a um processo de envelhecimento saudável. "Quem não parece diferente quando envelhece?", afirmou à publicação. "Estou cuidando de mim. Estou feliz."

 

A mudança de Renée pode ser conferida passo a passo em um vídeo da revista People. Veja:

 

 

É difícil acreditar, porém, que a transformação da atriz se deva apenas à idade.


 

-------------------------------------------------------------------

Leia também:

Cuidado com o botox falsificado

Votos:
|

12 outubro 2014 08:00 am

Feliz Dia das Crianças



Que a nossa criança interior nunca se apague!!! 

Feliz Dia das Crianças!!! 


Votos:
|

11 outubro 2014 03:14 pm

OUTUBRO ROSA por uma causa nobre


Hoje, mesmo sendo dermatologista e naturalmente sempre escrevendo sobre dermatologia aqui no blog, peço licença aos leitores para falar de um assunto diferente... mas é por uma boa causa... uma IMPORTANTE causa....

“Outubro Rosa“ é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Esse movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. De lá pra cá, a causa se espalhou. Clique aqui para saber mais .

Atualmente, em qualquer lugar do mundo durante o mês de outubro, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres no mundo. Em 2013, no Brasil, foram registrados 57.000 novos casos, sendo 5.000 em Minas Gerais. O câncer de mama é o segundo em incidência no País, perdendo justamente para o mal que sempre alertamos aqui no blog, o câncer de pele. No entanto, é o câncer de mama que mais mata mulheres. 

O movimento, que dura o mês inteiro, busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce desse tipo de câncer. Quanto mais cedo o diagnóstico é feito, maiores são as chances de cura. Por isso, apoio muito esse movimento e o alerta às mulheres. Apoie você também.

 

Votos:
Tags: outubro  rosa 

|

27 setembro 2014 03:13 pm

Protetor solar inibe a absorção da vitamina D



A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel que pode ser obtido após exposição solar ou por meio da alimentação. Trata-se de uma substância é essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. Ela controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular.

A vitamina D é necessária para a manutenção do tecido ósseo, também influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças autoimunes, e no processo de diferenciação celular. A falta desse nutriente favorece 17 tipos de câncer. Age ainda na secreção hormonal e em diversas doenças crônicas não transmissíveis, entre elas a Síndrome Metabólica que tem como um dos componentes o diabetes tipo 2.

O consumo da vitamina D é essencial para as gestantes, a falta dela pode levar a abortos no primeiro trimestre. Já no final da gravidez, a carência do nutriente pode levar à pré-eclâmpsia e aumentar as chances da criança ser autista. 

E esses nem são todos os benefícios que a vitamina D proporciona para o organismo. Por isso, ela é tão importante!

Infelizmente, cerca de 80% das pessoas que vivem no ambiente urbano estão deficientes nesta substância.

Na hora de garantir as quantidades corretas do nutriente, surge uma série de dúvidas. Uma delas é: só é possível conseguir vitamina D tomando sol? Outra também comum: o protetor solar atrapalha na absorção de vitamina D? 

Respondendo à primeira:

Não, é possível obter a vitamina D por meio da alimentação e suplementação com orientação médica. Para evitar a carência do nutriente,  é interessante incluir na dieta alimentos ricos nesta substância e também tomar entre 15 e 20 minutos de sol sem proteção solar e com braços e pernas expostos todos os dias no horário entre 10 e 16 horas. Apesar de alimentação e exposição solar serem complementares, este último garante entre 80 e 90% da síntese de vitamina D.

Já sobre a questão sobre o protetor solar, se ele atrapa na absorção da vitamina? A resposta é:

Sim, infelizmente o uso do filtro solar prejudica a absorção da vitamina D por meio da exposição ao sol. Ele que é tão essencial para prevenir rugas, mancas e, evidentemente, câncer de pele, reduz em 90 a 99% a chance do organismo sintetizar a vitamina D através da exposição ao sol. 

Para se ter uma ideia, o protetor fator 8 inibe a retenção de vitamina D em 95% e um fator maior do que isso praticamente zera a produção da substância. 

A poluição do ar também filtra uma parte dos raios UVB, reduzindo a quantidade que chega à pele das pessoas.

Assim, para se obter a vitamina evitando o risco do câncer de pele e outros, é importante se expor somente durante os 15 a 20 minutos recomendados e, após isso, aplicar o filtro solar. Ou, então, passar o protetor no rosto e deixar as pernas e braços sem durante o período recomendado. Dessa maneira, as quantidades de vitamina D estarão garantidas.  

Votos:
Tags: protetor  solar    vitamina  D    inibição    absorção 

|

22 setembro 2014 09:46 pm

Vem aí o 69º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia



O 69º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia vai acontecer de 27 a 30 deste mês no Centro de Convenções de Pernambuco. 

Um programa científico arrojado, com uma formatação original e logística inovadora são o que se espera do evento neste ano.  A SBD pretende realizar um evento surpreendente, com intenção de manter o título de maior e mais tradicional encontro da dermatologia brasileira, apresentando atualizações na sua prática clínica, cosmética e cirúrgica.

Estarei lá. Estou ansiosa por rever os colegas profissionais, trocar experiências e aprender mais!!!


Votos:
|

15 setembro 2014 05:38 pm

Tempestades solares afetam a nossa saúde?


Uma rara explosão dupla de tempestades solares magneticamente carregadas atingiram a Terra na noite das últimas quinta e sexta-feiras, criando preocupações de que sinais GPS, comunicações por rádio e transmissões de energia em todo mundo pudessem ser interrompidos.



Individualmente, as tempestades, conhecidas como ejeções de massa coronal (ou CMEs, na sigla em inglês) não justificam advertências especiais, mas - nesse caso específico - o curto intervalo atípico e sua rota direta para a Terra levou o Centro de Previsão Climática, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) a emitir o alerta.

Tempestades tão poderosas como as de agora normalmente ocorrem entre 100 e 200 vezes durante um ciclo solar. As partículas solares altamente energéticas e magneticamente carregadas podem atingir o campo magnético da Terra e interromper algumas comunicações de rádio e degradar os sinais de GPS, disse o NOAA.

As tempestades também têm o potencial de afetar as redes de energia do campo elétrico nas latitudes norte, que são mais suscetíveis a perturbações geomagnéticas.

E com relação à saúde das pessoas? O que pode acontecer? Esse tipo de fenômeno não causa riscos imediatos para a saúde de quem está no planeta. No entanto, especialistas explicam que astronautas fora da estação espacial podem, sim, sofrer uma dose de radiação letal de uma explosão solar. Já tripulação e passageiros de voos de avião com rota que passam pelos Polos ou pilotos de aviões de caça que sobem em altitudes muito altas podem receber uma dose de raio X similar a de uma chapa do pulmão.

Em longo prazo, as tempestades solares podem aumentar a propensão ao câncer de pele.

Como o ozônio ajuda a impedir a passagem dos raios ultravioletas, a população fica mais exposta a esse tipo de raio. Ele penetra profundamente e desencadeia reações e alterações celulares que, por meio de mutações genéticas, podem predispor ao câncer da pele.

Portanto, aproveito mais esse fenômeno para reforçar o que sempre alerto: use SEMPRE protetor solar.

Votos:
Tags: tempestade  solar    dermatologia    câncer 

|

07 setembro 2014 03:09 pm

Nove dicas para se prevenir do aparecimento das indesejadas estrias


As estrias não avisam que estão chegando e são difíceis de se tratar. Existem alguns tratamentos capazes de melhorar o aspecto das lesões, mas não as estrias em si. O ideal é investir em hábitos saudáveis, fortalecendo a pele e prevenindo o surgimento de novas cicatrizes.

Pode parecer estranho, mas as estrias são lesões, ou seja, a pele se rompe quando há um estiramento muito intenso. O problema é muito comum na adolescência se o crescimento acontece rapidamente, e não de forma gradual. Na gravidez, por causa do ganho de peso. Ou após alterações de peso. 

Siga algumas dicas que podem ajudar a evitar o aparecimento das tão indesejadas estrias:

1) Exercícios físicos
A atividade física mantém a pele firme, evitando as estrias. Só é preciso tomar cuidado com exercícios muito intensos, que podem levar ao ganho rápido de massa muscular e à hipertrofia, esticando demais a pele

2) Cremes hidratantes
Uma pele hidratada tem mais resistência a rupturas. Aplique hidratantes diariamente. A região atrás dos joelhos, a barriga e a lateral do quadril são as áreas mais propensas às estrias e merecem cuidados especiais. Durante a gravidez, a aplicação dos hidratantes pode ser feita até três vezes ao dia, mas vale falar com o ginecologista antes de escolher o produto que você pretende usar, evitando riscos ao bebê.

3) Massagens localizadas
Massageie as áreas mais propensas a sofrer com estrias enquanto aplica o creme hidratante, fazendo uma espécie de drenagem linfática para melhorar a circulação da área. 

4) Água
Beber água ajuda a manter o corpo hidratado, incluindo a pele. É essencial beber pelo menos dois litros de água por dia para manter a pele sempre hidratada, evitando rupturas no tecido e, consequentemente, as estrias.

5) Vitamina C
Esse nutriente participa ativamente da produção do colágeno, uma das principais substâncias de sustentação da pele, ajudando a prevenir estrias. O consumo regular de vitamina C também tem efeito calmante sobre a pele. As maiores fontes de vitamina C são laranja, acerola, abacaxi, kiwi e goiaba.

6) Zinco
O zinco presente nos frutos do mar tem ação cicatrizante para a pele, mantendo-a sempre saudável e prevenindo o estiramento. Esse mineral tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que atuam em favor da pele evitando infecções e irritações. Castanha-do-Pará e gérmen de trigo são fontes de zinco. 

7) Vitamina B5
A vitamina B5 promove a renovação celular, deixando a pele firme e saudável. Carne de boi, ovos e derivados do leite são as maiores fontes deste nutriente e devem fazer parte da dieta de quem busca prevenir as estrias. Brócolis, batata doce, abacate e lentilha são opções para quem é vegetariano.

8) Vitamina E
A vitamina E incentiva a formação de colágeno, bem como mantém a estrutura da elastina da pele. Preserva a elasticidade da pele e previne danos na estrutura de colágeno e elastina, evitando as temidas marcas de estiramento. Avelã, amêndoas, gérmen de trigo e óleos vegetais são boas fontes desse nutriente. 

9) Silício
Aveia, milho, arroz, algas marinhas e frutos do mar são fontes de silício, que regenera as fibras de colágeno e elastina, evitando a perda da elasticidade da pele. Além disso, o nutriente protege o colágeno já existente contra os radicais livres, ação que também previne estrias. 

Infelizmente, para algumas pessoas, nada pode funcionar a evitar as estrias. Isso porque algumas  têm na genética uma tendência incombatível. E, para outras, o aumento brusco de peso poderá ser um fator determinante para  o aparecimento delas. 

Votos:
Tags: estria    tratamento    prevenção    dermatologia    pele    saúde 

|

06 setembro 2014 09:15 pm

Para comprovar a eficiência do filtro solar

Este vídeo é para quem ainda está na dúvida sobre a necessidade de se  usar filtro solar diariamente.   

 

Ele criado e produzido pelo cinegrafista nova-iorquino Thomas Leveritt e mostra imagens de pessoas expostas à radiação ultravioleta, revelando os danos – ainda não visíveis – que já foram feitos à pele.

 

Para comprovar a eficiência do filtro solar, após a exposição, Thomas pediu para que as pessoas passassem o protetor no rosto e se olhassem novamente sob a luz ultravioleta. Muito bacana! Vale a pena assistir:


 

 

 

E você? Passou filtro solar hoje? :)

 

 

Votos:
|

31 agosto 2014 05:31 pm

Rejuvenescimento periodal e periocular

 

 

Olá! Após alguns dias de férias em julho, voltei renovada para mais atendimentos e para o restante dos congressos do 2o semestre. Logo que voltei, fui participar de uma Reunião Latino-Americana que sou convidada anualmente há mais de cinco anos e da qual participam somente 250 dos maiores aplicadores de Botox® e preenchimento da América Latina, entre dermatologistas e cirurgiões plásticos.


Todo ano, eu fico me perguntando o que mais podemos aprender sobre esses dois procedimentos tão consagrados, não é mesmo? E por incrível que pareça, sempre tem alguma novidade.


Sempre sigo três pilares nos meu tratamentos: harmonia, balanço e proporção, evitar que o paciente fique parecendo que "fez" algum procedimento como Botox® ou preenchimento. O objetivo é parecer que tiramos férias e ficamos com o rosto descansado.


Este ano, a reunião ficou muito focada no rejuvenescimento perioral e periocular. Achei muito interessante as várias abordagens de preenchimento para essa área e como que elas rejuvenescem o olhar e, na área perioral, como devemos tratar além dos lábios a área ao redor dos lábios.


Um estudo muito interessante foi apresentando mostrando que, da mesma maneira que escolhemos determinadas molduras de óculos para determinados formatos de rostos, também devemos preencher os lábios. Cada formato de rosto combina com um formato de lábio para chegarmos ao objetivo de ficar harmonioso. E quando falo em preenchimento de lábios não é somente para aumentar. Na maioria das vezes, devolvemos ao paciente o volume perdido com o tempo. Se notarmos fotos mais antigas, vemos que o volume dos lábios vai diminuindo com o passar do tempo.


O objetivo dos tratamentos não é transformarmos o paciente em outra pessoa, e sim devolvermos a jovialidade, mas sem perder as características individuais de cada um. Retardar o processo do envelhecimento e parecer que a pessoa está com o rosto descansado e não mudado!

         
    
  

Votos:
|

09 agosto 2014 07:00 am

Dia dos Pais será Dia do Meu Melhor Amigo em São Paulo

A SBD em parceria com a TV Globo SP vai realizar no próximo domingo (10/8), Dia dos Pais, uma ação institucional no Parque Villa-Lobos, zona oeste de São Paulo. O “Dia dos Pais, Dia do Meu Melhor Amigo” vai englobar um dia inteiro de atrações especiais para toda a família, incluindo ações de conscientização sobre o câncer da pele, com a participação de uma equipe de médicos dermatologistas da SBD. Das 10h às 16h, numa tenda de atendimento montada no local, o público conhecerá o ABCD das pintas e ganhará amostras de protetor solar. O paciente de risco será o foco da ação do Dia dos Pais.

Por meio da Calculadora de Risco para o Câncer da Pele , disponibilizada pela SBD, usuários responderão a um questionário desenvolvido por especialistas da entidade e receberão informações sobre as chances de virem a desenvolver a doença no futuro.

Para facilitar a observação e tornar o diagnóstico mais correto e preciso, os dermatologistas estarão equipados com o dermatoscópio – microscópio para a pele que analisa e armazena todas as pintas do corpo e aumenta a chance de diagnóstico do melanoma para 95%.

“O câncer da pele está em crescimento no Brasil e nós, dermatologistas, estamos preocupados com esse índice. Nossa participação será mostrar as medidas preventivas necessárias para manter a saúde da pele”, disse o coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele (PNCCP), Marcus Maia.

O evento também terá atividades esportivas para entreter a família, como futebol de botão, pebolim, gincanas, além dos shows de Moraes Moreira e Davi Moraes.

Feliz Dia dos Pais a todos os papais de todo Brasil!

Votos:
|

24 julho 2014 09:30 am

Governo gasta em média R$ 3,05 ao dia na saúde de cada habitante

Novo levantamento do Conselho Federal de Medicina avalia gasto per capita em saúde pública. Indicadores de saúde mostram que valores aplicados pelo Estado são insuficientes para atender necessidades da população


Um gasto de R$ 3,05 ao dia em saúde. Este é o valor que os governos federal, estaduais e municipais aplicaram em 2013 para cobrir as despesas dos mais de 200 milhões de brasileiros usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, o gasto  per capita  em saúde naquele ano foi de R$ 1.098,75. O valor, segundo análise do Conselho Federal de Medicina (CFM), está abaixo dos parâmetros internacionais e representa apenas metade do que gastaram os beneficiários de planos de saúde do Brasil no mesmo período.


As informações levantadas pelo CFM consideraram as despesas apresentadas pelos gestores à Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, por meio de relatórios resumidos de execução orçamentária. Em 2013, as despesas nos três níveis de gestão atingiram a cifra de R$ 220,9 bilhões. O montante agrega todas as despesas na chamada “função saúde”, destinada à cobertura das ações de aperfeiçoamento do sistema público de saúde. Boa parte desse dinheiro é usada também para o pagamento de funcionários, dentre outras despesas de custeio da máquina pública.


Para o presidente em exercício do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, os indicadores de saúde e as condições de trabalho para os médicos nos municípios revelam como os valores gastos estão abaixo do ideal. “Como podemos ter uma saúde de qualidade para nossos pacientes e melhor infraestrutura de trabalho para os profissionais do setor com tão poucos recursos? O pior de tudo isso é que, enquanto Estados e Municípios se esforçam para aplicar o mínimo previsto em lei, a União deixa de gastar, por dia, R$ 22 milhões que deveriam ser destinados à saúde pública”, criticou o presidente ao relembrar um estudo do CFM, no qual aponta que, entre 2001 e 2012, o Ministério da Saúde deixou de aplicar quase R$ 94 bilhões de seu orçamento previsto.


Além da má qualidade da gestão dos recursos, que tem impacto direto na assistência da população e na atuação dos profissionais, os representantes dos médicos acreditam que a saúde pública no Brasil não é uma prioridade de governo. “Recentemente, um grupo ligado aos planos de saúde mostrou que cada um dos 50,2 milhõesde beneficiários de planos privados pagou, em média, R$ 179,10 por mês para contar com a cobertura de seu plano em 2013. Isso representa cerca de R$ 2.150,00 por ano – quase o dobro do que os governos pagam pelo direito à saúde pública”, ponderou o diretor de Comunicação do CFM, Desiré Callegari.


Comparação internacional  – As informações do CFM dialogam com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS (Estatísticas Sanitárias 2014), que, apesar de diferenças metodológicas, revelou que o Governo brasileiro tem uma participação aquém das suas necessidades e possibilidades no financiamento. Do grupo de países com modelos públicos de atendimento de acesso universal, o Brasil era, em 2011, o que tinha a menor participação do Estado (União, Estados e Municípios) no financiamento da saúde.


Segundo os cálculos da OMS, enquanto no Brasil o gasto público em saúde alcançava US$ 512 por pessoa, na Inglaterra, por exemplo, o investimento público em saúde já era cinco vezes maior: US$ 3.031. Em outros países de sistema universal de saúde, a regra é a mesma. França (US$ 3.813), Alemanha (US$ 3.819), Canadá (US$ 3.982), Espanha (US$ 2.175), Austrália (US$ 4.052) e até a Argentina (US$ 576) aplicam mais que o Brasil.


Ranking dos estados e capitais  – O levantamento do CFM, que acaba de ser lançado, considerou ainda os dados declarados pelos maiores municípios de cada um dos dez estados mais populosos do país. A comparação mostra que, embora alguns estados e municípios tenham aplicações maiores que outros, em geral os valores são insuficientes para melhorar indicadores de saúde em nível local. Neste estudo, as despesas em saúde foram cruzadas com Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), oferta de leitos para cada grupo de 800 habitantes, taxas de incidência de tuberculose e dengue, além da cobertura populacional de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Equipes de Saúde da Família (ESF).


É o caso, por exemplo, do Distrito Federal, líder do ranking estadual do gasto em saúde, com R$ 1.042,40 por pessoa ao ano. Apesar disso, o DF apresenta o pior desempenho de cobertura populacional de ACS (19%) e de ESF (20%). Por dia, são gastos R$ 2,90 na saúde da população do Distrito Federal, valor que também não foi suficiente para livrá-lo da pior taxa de leitos por habitantes do país: apenas 0,7 leito para cada 800 habitantes.


Em último lugar no ranking, aparece Alagoas, onde foram gastos apenas R$ 204,89, em 2013, na saúde de cada habitante, o equivalente a R$ 0,57 ao dia. Apesar das taxas de incidência de doenças e demais indicadores de saúde local não estarem entre os piores, Alagoas tem o pior IDH do país, segundo pesquisa divulgada pelo Programa das Nações Unidas (PNUD) no ano passado e que mede o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida pela população.  Clique aqui para conferir o ranking dos estados .


Entre as capitais, a média do gasto em saúde por pessoa é de R$ 542, 8. Onze cidades figuram abaixo desse valor. Belo Horizonte/MG tem o melhor desempenho relativo, com R$ 933,86 ao ano, seguido pelas cidades de Campo Grande/MS (R$ 919,30) e Teresina/PI (R$ 874,82). Na outra ponta, Rio Branco-AC (R$ 240,53), Boa Vista/RR (R$ 271,19) e Belém/PA (R$ 284,77) aparecem com os piores desempenhos. Em Macapá, capital do Amapá, os gastos em saúde não foram encontrados, nem nos relatórios resumidos de execução orçamentária, nem no portal da transparência da prefeitura, motivo que pelo qual a cidade não foi incluída no levantamento.  Clique aqui para conferir o ranking das capitais .


Fonte: CFM.

Votos:
Tags: governo    saúde    gasto    conselho  federal  de  medicina 

|

22 julho 2014 08:00 am

Perda de colágeno é a principal causa de flacidez da pele

Em entrevista ao MGTV primeira edição do dia 21 de julho, falei sobre a perda de colágeno como principal causa de flacidez da pele. Clique e confira:


Votos:
Tags: colágeno    pele    perda    dermatologia    tratamento    MGTV 

|

19 julho 2014 11:16 am

Cuidado com a coceira durante o inverno



Recentemente, fui perguntada:

MINHA PELE ESTÁ COÇANDO MUITO QUANDO SAIO DO BANHO.  ISSO É NORMAL?

Respondi:

No inverno, normalmente, tomamos banhos mais quentes e demorados. Além disso, nem sempre passamos creme hidratante no corpo e, com o tempo mais seco e frio da estação, associado aos hábitos errados do banho quente e prolongado, o ressecamento da pele aumenta muito. Os sintomas desse ressecamento são principalmente a coceira que tende a piorar após o banho. Por isso, usar um hidratante diariamente durante o inverno é muito importante! E, se possível, repetir as aplicações durante o dia pode ajudar a melhorar esses sintomas de coceira e a tratar a pele seca. No entanto, se mesmo tomando esses cuidados, você perceber que a pele continua ressecada, irritada e coçando, procure um dermatologista para investigar a situação.

-----------------

Leia também:



-----------------


Votos:
Tags: pele  seca    dermatologia    coceira    tratamento    banho    creme    hidratante    corpo 

|


« primeira    « anterior    
Mostrando (1-20) de 156 resultados.