Portal Uai
30 março 2014 07:15 pm

Como foi descoberta a eficiência da toxina botulínica no tratamento de rugas



Você sabe como o Botox foi descoberto? Há 25 anos, em 1989, a oftalmologista canadense Jean Carruthers, especialista no uso da toxina botulínica para controlar espasmos oculares, ouviu um pedido, na época considerado bem inusitado:

— Sempre que você aplica nos músculos da região do meu olho, as rugas diminuem. Por que você não usa a toxina na minha testa?

Na ocasião, Jean teve dificuldades de convencer a paciente de que aquilo não era adequado, mas voltou para casa com a ideia na cabeça. Contou ao marido, o dermatologista Alastair Carruthers. A partir de então, juntos eles começaram a vislumbrar o procedimento estético que mudaria a forma como as mulheres encaram a passagem do tempo: o uso da toxina botulínica no tratamento de rugas.

Com pouca gente corajosa o suficiente para levar uma "injeção na testa" (mesmo que de graça), Jean e sua recepcionista foram as cobaias. Os resultados das pesquisas silenciosas do casal (foto ao lado) foram apresentados ao mundo em 1991, num congresso de dermatologia nos Estados Unidos.

Como toda ideia revolucionária, as críticas foram pesadas, mas não demorou muito para que os resultados convencessem a comunidade médica e o  BOTOX  ®  se tornou o procedimento estético mais famoso do mundo.

No 72o Congresso da Academia Americana de Dermatologia ,  realizado em Denver, no Colorado, tive a oportunidade de me encontrar e trocar experiências com o Dr. Alastair Carruthers. O encontro foi registrado com esta foto:




Orgulho! ;)
Abraços,
Ligia.

----------------------------------

Posts anteriores sobre  BOTOX  ®:

. Muito cuidado com o botox falsificado
. A busca da eterna juventude
. Sete mitos e verdades sobre o botox



Votos:
Tags: descoberta    combate    rugas    rosto    testa    botox    toxina    botulínica    Jean  Carruthers    Alastair  Carruthers    casal    Carruthers    dermatologia    ligia   

|

23 março 2014 11:09 am

Participando do 72º Congresso Internacional de Dermatologia




Entre os dias 21 e 25 de março, estou participando do 72º Congresso Internacional de Dermatologia , em Denver, capital do estado do Colorado, nos EUA.


O Congresso promovido pela Academia Norte-Americana de Dermatologia reúne, nos Estados Unidos, profissionais de vários países do mundo e conta com a participação de palestrantes renomados internacionalmente, abordando temas inovadores e inéditos.


Por aqui, muito frio e uma oportunidade gigante de estudar novidades para levar a excelência aos pacientes no Brasil!! Aprimorar técnicas e aprender coisas novas!!!
 

Vejam algumas fotos:





Abraços!
Até a volta levando as novidades para vocês!
Dra. Ligia Piccinini Colucci.

Votos:
Tags: congresso    dermatologia    denver    colorado    eua    março    2014 

|

16 março 2014 03:13 pm

Cuidado ao decidir fazer uma tatuagem

A tatuagem é uma das formas de expressão mais antigas que existe. Os primitivos a usavam como uma maneira de marcar os fatos importantes da vida no próprio corpo, desde o nascimento até a morte. De lá pra cá muito tempo se passou e, durante muitos anos, a tatuagem foi vista com maus olhos pela maioria das pessoas. No entanto,  atualmente, o gosto é respeitado e compartilhado até mesmo por pais e filhos.

No entanto, é preciso ter muita certeza antes de ir a um tatuador. Mesmo sendo uma moda global, a tatuagem pode ter alguns efeitos colaterais.

Ela pode provocar alergias na pele e outras complicações: risco de infecção por bactérias, fungos e vírus provenientes do uso de tintas e agulhas contaminadas. 


Mesmo quando é bem feita, com assepsia e cuidado, pode ocorrer a contaminação bacteriana, que pode causar muita vermelhidão e irritação na pele próxima ao local tatuado, ou seja, pode causar uma foliculite. Também há o risco de se contrair outras doenças infecciosas como impetigo e hepatite.


Para evitar esses problemas, escolha um profissional competente, use material descartável, esterilizado e pigmentos confiáveis (que não provoquem alergia). Se você sofre com bronquite, rinite ou sinusite, não é aconselhável, pois há uma chance muito grande de desenvolver algum tipo de dermatite. Cicatrizes hipertróficas e queloides também podem aparecer como consequência do processo.


Portanto, todo cuidado é importante! 

---------------------------------------------------

Leia também posts anteriores sobre tatuagens:

=>   Dica especial para os tatuados  (é possível retirar)

=>  Cuidado com a tatuagem de henna
 

---------------------------------------------------  

Votos:
Tags: tatuagem    cuidado    reação    alergia    alérgica    pele    complicação    vermelhidão    irritação 

|

10 março 2014 09:19 pm

O LÓBULO DA ORELHA PODE SER REPARADO




A orelha, em especial o lóbulo da orelha, tem um papel significativo na boa aparência. Normalmente enfeitado com brincos, principalmente no caso das mulheres, o orifício feito nas orelhas, devido ao tecido ser frouxo, pode assumir deformidades ou dilatação exagerada, causadas com o uso constante de brincos pesados ou alargadores.


Além disso, as orelhas e o lóbulo estão sujeitas a formação de cicatrizes hipertróficas e queloides, particularmente na população afro-descendente. 


Existem diferentes técnicas para o reparo dos lóbulos e podem ser escolhidas conforme o tipo de fenda formada (se parcial ou completa). 


Lóbulos grandes, que surgem ao nascimento ou com o envelhecimento, gravidade ou doenças, também se beneficiam da redução através de diversas técnicas.


Após reparado, normalmente se faz preenchimento no lóbulo porque, com o tempo, ele vai " murchando". Mesmo quem nao precisa reparar algum fator pode fazer preenchimento devido ao envelhecimento. Também é possível fechar orelhas rasgadas,  fazer preenchimento e, depois, novo furo.



Boa notícia, não é? Se você tem algum problema com os seus, venha conversar comigo no meu consultório. Não fique triste mais por causa disso! Haverá solução!

Votos:
|

08 março 2014 09:00 am

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Votos:
Tags: Dia  da  Mulher 

|

28 fevereiro 2014 10:50 pm

Como se deve lavar o rosto diariamente

Hoje em dia, com o uso de hidratantes, protetores solares e maquiagem diariamente no rosto, é preciso tomar cuidados especiais ao se fazer a limpeza diária da pele da face.



Confira algumas dicas importantes cedidas em reportagem ao Jornal MGTV:


Votos:
|

16 fevereiro 2014 08:35 pm

USE E ABUSE DA FOTOPROTEÇÃO



Além do uso de protetores solares diariamente (em creme, gel ou uso oral), também é importante usar e abusar de todos os recursos de proteção possíveis.

O uso de medidas fotoprotetoras capazes de oferecer barreira física ou mecânica à radiação solar, evitando sua incidência na pele, pode ser denominada como fotoproteção mecânica. Exemplos como o uso de roupas, chapéus, óculos de sol, coberturas artificiais ou naturais e vidros.

Entenda por que os óculos de sol, os chapéus e as roupas podem ser eficientes:


Óculos de sol

Você sabia que a radiação solar é capaz de produzir sequelas definitivas nos olhos, como a catarata e a degeneração macular da retina? O método mais eficiente de fotoproteção para os olhos é o uso de óculos de sol.

Segundo recomendações internacionais, os óculos de sol eficientes para proteção devem promover absorção de 99% de todo o espectro UV, bem como proteção adicional na faixa da luz violeta/azul.

No Brasil, não há legislação pertinente, mas existe uma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que versa sobre óculos de sol e foi recentemente atualizada: ABNT NBR 15111:2013.

Chapéus

Já o uso de coberturas como os diferentes tipos de chapéus é considerada medida fotoprotetora eficiente para o couro cabeludo, a cabeça e a porção superior do tórax.

Particularmente recomendado para indivíduos parcial ou totalmente calvos, o uso de chapéus deve ser estimulado para todos.

O modelo e tamanho da aba do chapéu é o fator mais determinante do grau de proteção oferecido contra o RUV.

Recomenda-se o uso de chapéus de aba circular e larga (para a proteção do segmento posterior) e produzido com tecido mais espesso. Hoje em dia, existem chapéus com fator de proteção solar na fibra. Trata-se de uma tecnologia australiana muito interessante.

Roupas

O uso de roupas para proteger são especialmente recomendáveis para crianças e trabalhadores externos.

A proteção oferecida pelas roupas é dada pelo tecido propriamente dito, por ativos introduzidos an fabricação do fio durante o processo industrial ou por aditivos introduzidos na lavagem domiciliar das roupas.

Agências Internacionais utilizam métodos para quantificar o nível de proteção oferecido pelas roupas, sendo o fator de proteção ultravioleta (FPU), proposto pela Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear (Aspans) o mais conhecido deles.

Roupas com tecido mais escuro, de trama mais apertada e com uso de fios sintéticos apresentam maior proteção e, portanto, maior FPU.

Roupas molhadas ou mais antigas e, portanto, com tecido mais frouxo, apresentam menor proteção.

Não há, até o presente momento, legislação brasileira que aborde a questão da regulamentação para determinação de proteção solar oferecida pelas roupas. Mas, assim como alguns chapéus, já existem roupas com tecnologia de proteção aos raios UV. Os produtos são confeccionados com tecidos especiais, capazes de filtrar mais de 98% dos raios solares e que atendem a diferentes perfis de públicos (homens, mulheres e crianças) com roupas confortáveis e design atual. Algumas marcas brasileiras já oferecem linhas completas com essa tecnologia desenvolvida na Austrália, todas elas com certificação, pois todos os tecidos são testados pela ARPANSA – entidade governamental australiana que criou a norma para medir o FPU em roupas e acessórios. 

Votos:
Tags: fotoproteção    mecânica    chapéu    roupa    óculos  de  sol    dermatologia    proteção    sol    câncer  de  pele 

|

15 fevereiro 2014 04:00 pm

Jornal Hoje destaca a calculadora de risco do câncer de pele

O Jornal Hoje deste sábado falou sobre a calculadora de risco do câncer de pele desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Através dela, você pode verificar o grau de risco de vir a adquirir a doença. Já escrevi sobre a calculadora aqui no blog, no post do dia 14 de dezembro de 2013 , mas vale a pena assistir à matéria do JN. Clique na imagem abaixo para conferir:


Votos:
Tags: câncer  de  pele    calculadora    risco    dermatologia    SBD 

|

04 fevereiro 2014 10:04 pm

Dicas sobre diferenças entre pintas, manchas e sardas na pele

Você tem tomado muito sol e agora surgiram umas manchas na pele, que estão te preocupando? Clique abaixo e veja uma entrevista que busca esclarecer dúvidas sobre pintas, manchas e sardas.


Votos:
Tags: pintas    manchas    pele    sardas    tratamento    dermatologia 

|

02 fevereiro 2014 06:48 pm

FOTOPROTEÇÃO NO BRASIL


Olá, meus leitores!! Como vão?


Estou de volta ao blog! Espero que todos tenham tido excelentes festas de passagem de ano e estejam bem animados para 2014! Eu estou! ;)


Neste verão brasileiro com temperaturas super elevadas, eu não poderia deixar de falar sobre fotoproteção no primeiro post do ano.





Como vocês já sabem porque já falei muito por aqui (risos), a Dermatologia é a especialidade da Medicina que estuda a pele e seus anexos (cabelos e unhas). E a pele é o maior órgão do corpo humano e tem como principal função fazer a interface do organismo com o ambiente externo. Por isso, é exatamente a nossa pele quem mais sofre com os efeitos ambientais.


Assim, é tão importante ao dermatologista conhecer a interação desse importante órgão do corpo humano com o ambiente.


Dentre todos os agentes ambientais, certamente o sol, e suas radiações, é o que tem maior importância para a pele, produzindo efeitos benéficos e (infelizmente), principalmente, efeitos maléficos no desenvolvimento de doenças da pele como o câncer cutâneo, a queimadura solar, o envelhecimento da pele e inúmeras outras doenças, denominadas de fotodermatoses.


Dentro desse contexto, a fotoproteção certamente tem papel central. 


Fotoproteção pode ser entendida como o conjunto de medidas direcionadas a reduzir a exposição ao sol e prevenir a exposição ao sol e a prevenir o desenvolvimento do dano actínico agudo e crônico.


São consideradas medidas fotoprotetoras: educação em fotoproteção, proteção através de coberturas e vidros, proteção através do uso de roupas e acessórios, fotoprotetores tópicos e fotoprotetores orais.


O sucesso de um programa adequado de fotoproteção depende da combinação do maior número possível de medidas dependendo do perfil do indivíduo ou paciente, incluindo a idade, características fenotípicas (cor de pele, olhos e cabelos e fototipo), hábitos, atividade profissional, localização geográfica da moradia e antecedentes pessoais e familiares de doenças relacionadas ao sol.


Cabe ao profissional da saúde, particularmente aos dermatologistas, identificar e promover as medidas adequadas para o paciente ou para o grupo populacional envolvido.


Agora adicionem a isso a fato do Brasil ser um país de dimensão continental, com grande heterogeneidade de clima e enorme miscigenação em sua população. Quase a totalidade do território nacional localiza-se entre o Equador e o Trópico de Capricórnio fazendo do Brasil o país do mundo com maior extensão de território em proximidade com o sol. Por esse motivo e, pela particular miscigenação já mencionada, não podemos replicar os conceitos de fotoproteção desenvolvidos em outros países, locais com clima e população completamente distintos do nosso.


Dessa forma, a Sociedade Brasileira de Dermatologia decidiu elaborar o " Consenso Brasileiro de Fotoproteção ", primeiro documento oficial sobre fotoproteção desenvolvido em nosso país e focado na população brasileira.


O Consenso Brasileiro de Fotoproteção reuniu um grupo de 24 professores interessados em fotobiologia, que desenvolveram extenso documento revisando em profundidade a fotobiologia e a fotoproteção.


Além do trabalho de revisão científica direcionado para publicação em revista médica, o Consenso Brasileiro de Fotoproteção apresenta uma série de recomendações que refletem o pensamento oficial da SBD sobre questões envolvendo a fotoproteção no Brasil.


As recomendações da SBD, agrupadas no documento, servem como fonte de consulta e debates e como estímulo ao desenvolvimento de programas de fotoproteção adaptados à realidade brasileira.


O Dr. Sérgio Schalka é o Coordenador do Consenso e Denise Steiner é Presidente do SBD.


Vou falar muito sobre as recomendações desse excelente trabalho aqui no blog, mas quem quiser se antecipar, pode conferir todas elas, acessando aqui.

Abraços,
Ligia.

Votos:
Tags: fotoproteção    brasil    dermatologia    proteção    pele    sol    câncer    saúde    sbd 

|

24 dezembro 2013 06:48 pm

FELIZ NATAL! PRÓSPERO ANO NOVO!

Mais um ano se passa e tivemos novamente a sensação de que este passou mais rápido que o anterior.

Conversando com algumas pacientes pudemos chegar à conclusão de pelo menos duas coisas: nosso tempo útil está cada vez menor, pois gastamos a maior parte dele em filas e trânsito e também toda essa tecnologia que supostamente veio para facilitar nossa vida acaba fazendo com que estejamos "online" o tempo todo e trabalhando a todo o segundo. Quando percebemos o nosso horário de descansar na verdade usamos para trabalhar mais, pois durante o dia "não tivemos tempo".

Vamos tomar uma resolução de ano novo este 2014: fazer nosso tempo livre com nossa família, entes queridos e amigos ser realmente proveitoso e sem tanta tecnologia que, às vezes nessa hora, não nos ajuda e somente atrapalha!!!



O milagre natalino está no desejo de cada um de ser feliz. Milagres existem sim, principalmente com tamanha benção de Deus, muitas glorias, conquistas e emoções podem ser realizadas, pois o Natal está chegando! Faça seus desejos e acredite em todos eles, pois estão prestes a se concretizarem nesta noite especial. Que seu Natal seja um verdadeiro milagre de alegrias ao lado das pessoas que ama!!!

Neste Natal de 2013 e no Ano Novo de 2014 compartilho meus votos de felicidade e agradecimento por tudo que consegui ao longo deste ano que já está acabando e faço meus votos de felicidades e muita prosperidade a vocês meus pacientes queridos com quem quero continuar compartilhando minha vida e conquistas neste novo ciclo que se inicia no dia 1º de janeiro.

Um grande abraço,
Ligia

Votos:
Tags: Feliz  Natal    Feliz  2014    Feliz  Ano  Novo 

|

23 dezembro 2013 09:35 am

A união faz a força

Vi esse vídeo na internet e achei muito propício publicá-lo aqui no blog. Ele mostra o que a união pode fazer. Acho que agora é um momento para refletirmos que a união faz a força e nos leva a melhorar as coisas, principalmente neste 2014 que será um ano de eleições. Unir para votarmos com consciência e melhorar nosso país!!!

Feliz Natal e Excelente 2014!!!

PS: não tem legendas, mas imagens dizem tudo!!!

Votos:
|

14 dezembro 2013 06:52 pm

Previna-se contra o câncer de pele. Calcule o seu grau de risco


Imagem da campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos. Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, as pessoas de todos os fototipos devem estar atentas e se protegerem quando expostas ao sol. 

Os grupos de maior risco são os do fototipo I e II, ou seja: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Além destes, os que possuem antecedentes familiares com histórico da doença, queimaduras solares, incapacidade para bronzear e pintas também devem ter atenção e cuidados redobrados. 

Use a calculadora criada pela SBD para verificar o seu risco de adquirir a doença. Clique abaixo e confira:



A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que as seguintes medidas de proteção sejam adotadas:


• Usar chapéus, camisetas e protetores solares.

• Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16h (horário de verão).

• Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

• Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia-a-dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.

• Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.

• Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.

• Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses. 

Votos:
|

14 dezembro 2013 06:32 pm

Tipos de câncer de pele

Saiba quais são os diversos tipos de câncer de pele:


Carcinoma basocelular (CBC)


É o mais prevalente dentre todos os tipos de câncer. O CBC surge nas células basais, que se encontram na camada mais profunda da epiderme (a camada superior da pele). Tem baixa letalidade, e pode ser curado em caso de detecção precoce. Os CBCs surgem mais frequentemente em regiões mais expostas ao sol, como face,orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Podem se desenvolver também nas áreas não expostas, ainda que mais raramente. Em alguns casos, além da exposição ao sol, há outros fatores que desencadeiam o surgimento da doença.

Certas manifestações do CBC podem se assemelhar a lesões não cancerígenas, como eczema ou psoríase. Somente um médico especializado pode diagnosticar e prescrever a opção de tratamento mais indicada. 


O tipo mais encontrado é o nódulo-ulcerativo, que se traduz como uma pápula vermelha, brilhosa, com uma crosta central, que pode sangrar com facilidade.


Carcinoma espinocelular (CEC)


É o segundo mais prevalente dentre todos os tipos de câncer. Manifesta-se nas células escamosas, que constituem a maior parte das camadas superiores da pele. Pode se desenvolver em todas as partes do corpo, embora seja mais comum nas áreas expostas ao sol, como orelhas, rosto, couro cabeludo, pescoço etc. A pele nessas regiões normalmente apresenta sinais de dano solar, como enrugamento, mudanças na pigmentação e perda de elasticidade. 


O CEC é duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres. Assim como outros tipos de câncer da pele, a exposição excessiva ao sol é a principal causa do CEC, mas não a única. Alguns casos da doença estão associados a feridas crônicas e cicatrizes na pele, uso de drogas antirrejeição de órgãos transplantados e exposição a certos agentes químicos ou à radiação. Normalmente, os CEC têm coloração avermelhada, e apresentam-se na forma de machucados ou feridas espessos e descamativos, que não cicatrizam e sangram ocasionalmente. Podem ter aparência similar a das verrugas também. Somente um médico especializado pode fazer o diagnóstico correto. 



Melanoma


Tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele, com 6.230 casos previstos no Brasil em 2013 segundo o INCA, o melanoma tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. Embora o diagnóstico de melanoma normalmente traga medo e apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção precoce da doença. O melanoma, em geral, tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos. Porém, quando se trata de melanoma, a "pinta" ou o "sinal" em geral mudam de cor, de formato ou de tamanho, e podem causar sangramento. Por isso, é importante observar a própria pele constantemente, e procurar imediatamente um dermatologista caso detecte qualquer lesão suspeita. 


Em estágios iniciais, o melanoma se desenvolve apenas na camada mais superficial da pele, o que facilita a remoção cirúrgica e a cura do tumor. Nos estágios mais avançados, a lesão é mais profunda e espessa, o que aumenta a chance de metástase para outros órgãos e diminui as possibilidades de cura. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Casos de melanoma metastático, em geral, apresentam pior prognóstico e dispõem de um número reduzido de opções terapêuticas. A hereditariedade desempenha um papel central no desenvolvimento do melanoma. Por isso, familiares de pacientes diagnosticados com a doença devem se submeter a exames preventivos regularmente. O risco aumenta quando há casos registrados em familiares de primeiro grau. 
 


Fique atento



O câncer da pele não melanoma é o mais prevalente no Brasil, com 134.170 novos casos previstos para 2013, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Nos Estados Unidos, a Academia Americana de Dermatologia estima que haja dois milhões de casos novos a cada ano. 

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a camada afetada, definimos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele. 

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos, e a maioria dos casos está associada à exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento. Apesar da incidência elevada, o câncer da pele não-melanoma tem baixa letalidade e pode ser curado com facilidade se detectado precocemente. Por isso, examine regularmente sua pele e procure imediatamente um dermatologista caso perceba pintas ou sinais suspeitos. 



Fonte: Site da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia)

Votos:
Tags: Tipos  de  câncer  de  pele 

|

11 dezembro 2013 08:59 pm

Hugh Jackman, o Wolverine de 'X-Men', revela ter câncer de pele


Em novembro, o ator australiano Hugh Jackman, conhecido por interpretar no cinema o personagem Wolverine, revelou que está em tratamento por causa de um carcinoma basocelular, câncer de pele muito comum em pessoas de pele clara. O intérprete de Wolverine postou no Instagram uma foto em que aparece com um curativo no nariz. Ele escreveu:

" Deb [sua esposa] disse que tinha de ver essa marca no meu nariz. Rapaz, ela estava certa! Tenho um carcinoma basocelular. Por favor, não sejam tão tolos como eu. Façam exames. E USEM protetor solar!!! ", escreveu ele na legenda da imagem.

Hugh Jackman recebeu, recentemente, algumas das melhores críticas de sua carreira por seu papel em "Os suspeitos" (2013). Dirigido pelo canadense Denis Villeneuve, o ator é tido por alguns como forte candidato ao Oscar.

Nascido em Sydney, Hugh Jackman tem 45 anos e conquistou a fama graças ao papel de Wolverine, em "X-Men: O filme" (2000), de Bryan Singer. Tamanho foi o sucesso que o personagem acabou tendo uma sequência própria.

O ator é casado desde 1996 com Deborah-Lee Furness em 1996, com quem tem dois filhos. Além de herói de filmes de ação, em 2008 Jackman foi eleito como "o homem mais sexy do mundo" pela revista "People".

Sua primeira indicação ao Globo de Ouro foi por "Kate & Leopold" (2001), mas ele só acabou vencendo com "Os miseráveis", em que usa de suas habilidades vocais, as mesmas utilizadas nos palcos da Broadway em musicais como "The Boy from Oz".

Na minha opinião, o fato comprova o quanto o risco ao câncer de pele é alto e pode atingir qualquer pessoa, se ela não se cuidar, se não se proteger. Mesmo sendo mais comum em peles claras, a doença pode aparecer em todos os tipos de pele. Por essas e outras, muitas vezes, é preciso usar as palavras desabafadas pelo ator australiano: "Não sejam tolos. Façam exames e usem protetor solar". 

Abraços, 

Ligia.

Votos:
Tags: Hugh  Jackman    Wolverine    Câncer  de  Pele    Protetor  Solar    Proteção    Cuidado 

|

30 novembro 2013 08:00 am

Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele

O " Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele"  é celebrado no dia  30 de novembro.  A data foi criada a fim de solidificar as ações da instituição contra a doença, já tendo sido atendidas mais de 420 mil pessoas.

 

No dia 30 de novembro a SBD ( Sociedade Brasileira de Dermatologia ) disponibiliza cerca de 4000 médicos voluntários. Serão, ao todo, 139 postos distribuídos pelo Brasil que realizarão atendimento simultâneo para análise, diagnóstico e posterior tratamento da doença, das 9h às 15h, ininterruptamente, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação. Nos postos, também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele.


Quer saber qual o posto de atendimento mais próximo da sua casa? É fácil, ligue para  0800-701-3187 , tendo apenas o número do seu CEP em mãos você consegue saber pelo sistema aonde ir. Além disso,  clicando neste link , você pode visualizar todos os postos deste ano.


O Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele este ano tem o apoio da atriz Lavínia Vlasak, que vestiu a camisa da SBD e convida todos a participarem dessa ação.  http://www.sbd.org.br/Videos/default.aspx?nome=cancer


Não se esqueça: o câncer da pele pode ser evitado com medidas simples de proteção solar. Apoie a campanha da SBD e  auxilie no combate à doença!    

Votos:
Tags: dia  nacional  de  combate  ao  câncer  de  pele 

|

28 novembro 2013 05:27 pm

Novos aliados chegam ao consultório

 
Acaba de chegar mais um aliado no tratamento para rejuvenescimento e manchas no consultório: Laser Erbium 2940 !!! Ele pode ser usado sozinho ou associado à luz pulsada e ao fracionado não ablativo 1340. A versatilidade que essa ponteira oferece é que podemos fazer desde tratamentos leves de recuperação rápida (entre três e quatro dias) para melhora da qualidade da pele, poros, até um tratamento mais agressivo para quem quer melhorar ao redor dos olhos e ao redor da boca.
 
As pacientes já apelidaram o tratamento mais leve de "peeling a laser", pelo beneficio que ele produz na pele e recuperação instantânea. É um aliado também para manchas nos braços, colo e algumas manchas mais difíceis nas mãos.
 
Cada vez mais as pacientes estão tendo um tratamento totalmente individualizado na clínica, pois com todas essas opções conseguimos tratar cada pessoa com um tratamento totalmente planejado para ela ou ele!
 
Também adquirimos a Dermapen , que é uma evolução do Dermaroller. Com a Dermapen,  consigo tratar somente as áreas de cicartrizes de acne, caso o paciente não queira tratar o rosto todo com o Dermaroller. Também consigo planejar a profundidade de tratamento com a Dermapen e quanto pretendo estimular o colágeno.


 

Votos:
Tags: Laser  Erbium  2940    Tratamento    Dermatologia    Manchas    Pele    Saúde    Vida 

|

22 novembro 2013 09:11 pm

Filtro solar deve ser usado todo dia em todas as áreas expostas do corpo


Acho sempre importante lembrar a todos que o protetor solar protege a pele contra o sol, mas não deve ser usado apenas em dias de calor. Ele precisa ser usado todos os dias, inclusive em dias frios, nublados e também com chuva. Isso porque o sol sempre está lá, mesmo que não apareça.

Também é importante saber que o filtro solar deve ser usado diariamente não somente no rosto, mas em todas as áreas de pele do corpo,expostas, como as mãos, braços e colo, por exemplo. Essa preocupação com os efeitos do sol na pele é tão grande que, a partir do ano que vem, todos os fatores de proteção solar dos produtos terão que subir de 2 para 6. E para quem não gosta de passar, existem vários tipos de protetores, como os de spray, aerosol, mousse, pó, gel, loção e creme - basta encontrar o ideal para a sua pele para mantê-la protegida diariamente.

Não usar o filtro ao longo da vida pode trazer consequências para a pele. Muitas mulheres, por exemplo, têm pintas e sardas nas mãos e não imaginam que elas foram causadas pela exposição solar. Todo cuidado é preciso contra o câncer de pele.

Cuide-se bem! Use SEMPRE protetor solar.

Leia também alguns posts já publicados sobre esse assunto aqui no blog e que valem a pena a releitura:



Votos:
Tags: filtro  soltar    pele    proteção    sol    dermatologia 

|

18 novembro 2013 07:30 am

Respondendo às dúvidas das pacientes


Muitas pacientes me perguntam se podem lavar seus cabelos diariamente sem prejudicá-los.

Respondo que os cabelos curtos podem ser lavados diariamente, sem nenhum problema. No entanto, os cabelos mais longos (aqueles com comprimento abaixo dos ombros), não são capazes de se secar totalmente de um dia para o outro e, por isso, não devem ser lavados todos os dias. Nesse caso, o ideal é que sejam lavados em dias alternados. Se forem lavados diariamente, os cabelos longos podem ficar úmidos ao ponto de cair devido à proliferação de fungos e alteração na flora do couro cabeludo devido à umidade permanente. 

Porém, algumas mulheres têm cabelos muito oleosos, moram em locais muito quente ou fazem atividade física todos os dias. Se esse for o seu caso e não houver possibilidade de ficar um dia sem lavá-los, sugiro que siga algumas dicas: 

. Lave pela manhã, para que os cabelos tenham o restante do dia para se secar;
. Use um shampoo mais suave; 
. Prefira água fria;
. Se desejar, use um shampoo a seco, ideal para disfarçar a oleosidade;
. Se os cabelos forem lavados à noite, use o secador. Será melhor do que passar a noite toda com os fios úmidos. 

E não vale secar um pouco e deixar levemente úmido, porque isso favorecerá a quebra dos fios. E essa última dica vale tanto para a noite quanto para o dia.

Votos:
Tags: cabelos    lavagem    longo    curto    xampu    shampoo    banho 

|

15 novembro 2013 11:00 pm

Dica para um barbear perfeito




Fazer a barba constantemente tornou-se um dos maiores suplícios do homem contemporâneo e com a correria diária é ainda mais complicado cumprir o ritual de se barbear de modo apropriado. 

Em uma excelente palestra sobre o barbear dos homens no " 22º Congresso da Academia Europeia de Dermatologia ", foi explicado qual a melhor lâmina e o que fazer para evitar o encravamento dos pelos durante o barbear. 

A loção hidratante (pré, durante e pós-barba), sem dúvida, ajuda muito no deslizamento da lâmina. E o espaço entre as lâminas é mais importante do que a quantidade de lâminas. A distância entre elas deve ser a menor possivel a fim de não provocar atrito na pele e facilitar o deslizar.

Deixo essa dica aqui no blog! ;)

Votos:
Tags: barber    barba    dica    lâmina    dermatologia 

|


« primeira    « anterior    
Mostrando (1-20) de 115 resultados.