Sexta-feira, 06 de março de 2015 01:00 pm

Os que chegaram antes


Uma é avó materna. A outra, avó paterna. Um é avô materno. O outro, avô paterno. Qual o plural dessa turma adorável? Elas são avós. Eles, avôs. Elas e eles, avós.


Votos:
Tags: dad    dicas    português      flexão    avô    avó    número 

|

Sexta-feira, 06 de março de 2015 11:00 am

Cor charmosa


Serisa adora cinza. Quer, por isso, aprender o emprego nota 10 da cor tão charmosa. Na concordância, cinza se mantém invariável. A razão: a locução cor de não aparece, mas está presente: terno (cor de) cinza, ternos (cor de) cinza, blusa (cor de) cinza, blusas (cor de) cinza.

Votos:
Tags: dad    dicas    português      número    plural    cinza    cor 

|

Quinta-feira, 05 de março de 2015 02:40 pm

Erramos


"Os favoritos são Os guardiões da galáxia, A culpa é das estrelas e Vizinhos , com sete indicações cada", escrevemos na pág. 5 de Diversão&Arte. Viu? Esquecemos a manha do pronome cada . Sem  suportar a solidão , ele pede companhia. Pode ser substantivo, pronome, numeral: Os favoritos são Os guardiões da galáxia, A culpa é das estrelas e Vizinhos, com sete indicações cada um.

Votos:
Tags: dad    dicas    português      erramos    cada    emprego  dos  pronomes    pronome  indefinido 

|

Quinta-feira, 05 de março de 2015 01:00 pm

Leitor pergunta 1


Grosso modo ou a grosso modo? Ouço as duas formas. Não sei qual delas é correta. Pode me ajudar? (Júlia Nóbrega)


A expressão é pra lá de ardilosa. Muitos a presenteiam com a preposição a . Nada feito. Ela dispensa a muleta. Prefere manter a duplinha — grosso modo. As duas palavras querem dizer de modo grosseiro, impreciso, aproximado : A pesquisa revelou, grosso modo, mais de 1.000 processos secretos.


Votos:
Tags: dad    dicas    português      grafia    grosso  modo 

|

Quinta-feira, 05 de março de 2015 12:30 pm

Leitor pergunta 2


A gente chama atenção ou chama a atenção? (Carmem Silva)


A gente chama a atenção de alguém. Eu chamei a atenção de Maria. Maria chamou a atenção de Paulo. O chefe chama a atenção para o uso das máquinas.

 

Votos:
Tags: dad    dicas    português      chamar  a  atenção 

|

Quinta-feira, 05 de março de 2015 12:00 pm

Chile em alerta


Azeitem as canelas e corram. No sul do Chile, o vulcão Villarrica entrou em erupção. Mais de 3 mil pessoas que moravam por perto fugiram da fúria da natureza. Não se trata de novidade. Volta e meia, o país vizinho enfrenta erupções de lavas ferventes. Lembra, por isso, a etimologia da palavra vulcão. Conhece?


Ela vem da mitologia grega. Vulcano era um dos 12 deuses que habitavam o Olimpo. Era feio e mancava de uma perna. Mas tinha senhora habilidade.  M etalúrgico pra lá de talentoso , fez o trono e o cetro de Zeus, o deus dos deuses ; f orjou a armadura de Aquiles, o tridente de Posêidon, as flechas de Apolo. O maçarico que usava na solda soltava faíscas que lembram a barriga em chamas do vulcão.


Votos:
Tags: dad    dicas    português      etimologia    vulcão 

|

Quinta-feira, 05 de março de 2015 12:00 am

Porre & cia.


Quem bebe mais? O universitário Humberto Fonseca, de 23 anos, correu atrás do troféu. Bebeu 25 doses de vodca. Ganhou a competição, mas perdeu a vida. Os colegas, atônitos, perguntavam: "Ele estava bêbado ou bêbedo?" Tanto faz. Bêbado e bêbedo dão o mesmo recado: a criatura abusou do copo.

Votos:
Tags: dad    dicas    português      grafia    bêbado    bêbedo 

|

Quarta-feira, 04 de março de 2015 05:00 pm

Erramos

"A atual porta-voz do departamento, Marie Harf, disse que, a pedido do órgão, Hillary retransmitiu as mensagens eletrônicas", escrevemos na pág. 12. Vale a pergunta: quem pode falar pelo departamento senão a atual porta-voz? A passada e a futura estão fora. O adjetivo sobra. Xô! Melhor: A porta-voz do departamento…

 

Votos:
Tags: dad    dicas    português      erramos    estrutura  de  frase    atual    concisão 

|

Quarta-feira, 04 de março de 2015 12:00 pm

Tempos aumentativos


O governo promove tarifaço. Caminhoneiros fazem buzinaço. Mascarados  se envolvem em  badernaço. Brasileiros planejam manifestaço país afora. Eleitores recorrem ao telefonaço pra frear a farra dos deputados. Ufa! São tempos aumentativos. O sufixo -aço dispensa adjetivos. Sozinho, dá ideia de grandeza ou intensidade. O golaço de Neymar tem mais brilho que um simples gol. O ricaço tem conta bancária mais gorda que o humilde rico. A festança em homenagem a Dominguinhos tem tons acima  da  festa vira-lata .


Votos:
Tags: dad    dicas    português      formação  de  palavras    sufixo    aço    badernaço    buzinaço 

|

Quarta-feira, 04 de março de 2015 11:00 am

Cidade refém


Brasília parou. Manifestações fecham ruas e impedem o ir e vir da população. O assunto ganhou manchete do Correio Braziliense . "Cidade refém de protestos", diz o texto. Leitores interessados na notícia e na língua, pararam, pensaram e perguntaram: "Por que reféns tem acento e hifens não? Ambas as palavras terminam em ens .


A resposta tem tudo a ver com um dos caprichos da língua. Desde que o português nasceu, lá pelo século 12, oxítonas e paroxítonas  fizeram um acordo. Eis o acerto: o que acontece com umas não acontece com as outras. Ora, se a oxítona reféns exibe o grampinho, a paroxítona hifens o dispensa. No plural não ocorre coincidência. Vem, acento: hífen (hifens), éden (edens).


Votos:
Tags: dad    dicas    português      acentuação  gráfica    oxítonas    parosítonas    ens 

|

Quarta-feira, 04 de março de 2015 10:00 am

Lição acriana


O Acre vai morrer afogado ? O estado, que sofre a maior cheia em 132 anos, virou notícia. Com as manchetes pintaram duas dúvidas. Uma delas: qual o adjetivo pátrio de Acre? É acriano. Assim mesmo, com i. A outra: por que enchente se  grafa com ch? Em português, impera esta regra — a família fica acima de tudo. Daí por que cheio, encher, enchente .


Se a família está fora da parada, cessa tudo o que a musa antiga canta. Entra em cartaz a norma que manda escrever x depois de en: enxada, enxofre, enxugar, enxoval, enxame, enxaqueca.

Votos:
Tags: dad    dicas    português      adjetivo  pátrio    acre    acriano 

|

Terça-feira, 03 de março de 2015 01:10 pm

Erramos

"Quem tiver de pagar, vai pagar", escrevemos na capa. Ops! A vírgula separa o sujeito do verbo. É frasecídio. Melhor devolver a cabeça ao corpo. Assim: Quem tiver de pagar vai pagar.

 

Votos:
Tags: dad    dicas    português      erramos    vírgula    frasecídio    sujeito    verbo 

|

Terça-feira, 03 de março de 2015 12:00 pm

Sou cega

O radialista Airton Medeiros entrevistava ao vivo na Rádio Nacional a presidente de uma associação de cegos. Dizia que ela era cega. Lá pelo meio do programa, recebeu um papelzinho com a recomendação de que a tratasse  de "deficiente visual". Antes de obedecer à ordem,  Airton perguntou se deveria continuar tratando-a de cega ou de deficiente visual . Ela aproximou as mãos do rosto dele até tocar os óculos. Então afirmou: "Deficiente visual é você, que usa óculos. Eu sou cega".


Votos:
Tags: dad    dicas    português      politicamente  correto    cego    deficiente  visual 

|

Terça-feira, 03 de março de 2015 10:30 am

Leitor pergunta 1

Grosso modo ou a grosso modo? Ouço as duas formas. Não sei qual delas é correta. Pode me ajudar? Júlia Nóbrega)


A expressão é pra lá de ardilosa. Muitos a presenteiam com a preposição a . Nada feito. Ela dispensa a muleta. Prefere manter a duplinha — grosso modo. As duas palavras querem dizer de modo grosseiro, impreciso, aproximado : A pesquisa revelou, grosso modo, mais de 1.000 processos secretos.


Votos:
Tags: dad    dicas    português      grosso  modo    leitor  pegunta 

|

Terça-feira, 03 de março de 2015 09:00 am

Leitor pergunta 2


A gente chama atenção ou chama a atenção? (Carmem Silva)


A gente chama a atenção de alguém. Eu chamei a atenção de Maria. Maria chamou a atenção de Paulo. O chefe chama a atenção para o uso das máquinas.

 

Votos:
Tags: dad    dicas    português      chamar  a  atenção    leitor  pegunta 

|

Segunda-feira, 02 de março de 2015 05:00 pm

Erramos

"O fisco cobra valores de imposto de renda que ela não recolheu", escrevemos na pág. 2. Ops! Imposto é nome próprio. Escreve-se com a inicial grandona: Imposto de Renda (IR), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Propriedade de Veí culos Automotores (IPVA).

 

Votos:
Tags: dad    dicas    português      erramos    nome  próprio    impostos    letra  maiúscula    imposto  de  renda 

|

Segunda-feira, 02 de março de 2015 01:10 pm

Cochilos da revisão


Flatônio José da Silva

No título "É preciso saber gastar", saiu este texto:

"Mesmo assim, Dilma se precavê " .

Corrigindo:
Mesmo assim, Dilma se previne .

Explicação - O verbo
precaver é regular, mas defectivo, ou seja, só é conjugado nas formas rizotônicas (sílaba tônica no radical). Por isso, o presente do indicativo possui apenas a 1ª e a 2ª  pessoa do plural: nós precavemos, vós precaveis . Não possui o presente do subjuntivo. O verbo não deriva nem ver nem de vir . São errôneas, portanto, as formas precavejo / precavenho, precavê / precavém, precaveja / precavenha , que devem ser substituídas por previno, previne, previna.

O verbo é mais usado como pronominal (precaver-se):
nós nos precavemos, vós vos precaveis, eu me precavi, eu me precavia, ele se precaveu , etc.

Votos:
Tags: dad    dicas    português    cochilos  da  revisão    flatônio  josé  da  silva    verbo    precaver    prevenir 

|

Segunda-feira, 02 de março de 2015 12:50 pm

Falou e disse 1


Somos criaturas sociais. Por isso, adoramos conversar. No bate-papo, contamos casos, emitimos opiniões, citamos falas alheias. O verbo, claro, entra na roda e desempenha senhor papel no texto. Ele dá nuanças à declaração. Dizer — claro, pequeno, íntimo — é o mais neutro, mas nem sempre o mais adequado.


Ao substituí-lo, abra os olhos e limpe os ouvidos. Sem atenção plena, você pode  confundir as bolas e confirmar o alerta de Mário Quintana: "A gente pensa uma coisa, diz outra, o leitor entende outra, e a coisa propriamente dita desconfia que não foi propriamente dita".  Quer ver?


"O rebaixamento da Petrobras é injusto", disse Dilma.

"O rebaixamento da Petrobras é injusto", insistiu Dilma.

"O rebaixamento da Petrobras é injusto", alertou Dilma.

"O rebaixamento da Petrobras é injusto", protestou Dilma.

"O rebaixamento da Petrobras é injusto", enfatizou Dilma.

"O rebaixamento da Petrobras é injusto", mentiu Dilma.

Votos:
Tags: dad    dicas    português      falar    dizer    propriedade  vocabular    verbo  declarativo 

|

Segunda-feira, 02 de março de 2015 12:30 pm

Falou e disse 2


Por falar em dizer ...


Olho vivo, moçada. Uma praga se alastra Brasil afora. É o uso do falar como sinônimo de dizer. Bobeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiira. Se o emprego fosse indiferente, não teria sentido a expressão falou e disse . Mas tem. Vale distinguir a praia de cada um:


Dizer é afirmar, declarar: Quem disse isso? A testemunha disse a verdade. Ele diz mentiras sem corar. O servidor disse o que fez na viagem. O filho dirá ao pai que quer estudar no exterior. O presidente da Câmara disse que daria passagem às mulheres dos deputados. Deu .


Falar é dizer palavras, exprimir-se com palavras: Falo inglês e francês. Você fala línguas estrangeiras? Maria fala várias línguas. Crianças falam pelo prazer de ouvir a própria voz. João e Rafa falaram antes de completar um ano . Falou com o prefeito sobre as festas de formatura. O diretor se nega a falar no assunto. O apelo da criança fala ao coração.


Sem erro


Falar ou dizer? Na dúvida, parta para o troca-troca. Substitua o falar pelo dizer. Se der certo, não pense duas vezes — dê passagem ao dizer: Ministro fala que o plano vai dar certo? Não. Ministro diz que o plano vai dar certo. Eu falei que vou cortar o cabelo? Nem pensar. Eu disse que vou cortar o cabelo. Ele fala e não fala nada? Não e não. Ele fala e não diz nada. É melhor falar e dizer.

 

Votos:
Tags: dad    dicas    português      falar    dizer    verbo  declarativo 

|

Segunda-feira, 02 de março de 2015 12:15 pm

Por falar em falar


"`Arrependemo-nos raramente de falar pouco, com muita frequência de falar demais": máxima usada e trivial, que todo mundo sabe e ninguém pratica.´" ( La Bruyère)

Votos:
Tags: dad    dicas    português    citação  La  Bruyère    falar    arrependimento 

|

Segunda-feira, 02 de março de 2015 12:00 pm

Lúcio Cardoso escreveu


"País com fome de futuro é país que existe."


Votos:
Tags: dad    dicas    português    citação    lúcio  cardoso    país    futuro    fome 

|

Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 06:00 pm

Erramos

"Bom até pra tosse", escrevemos na pág. 14 do Divirta-se mais Ops! Trocamos a preposição. Bom para a tosse   fortalece espirros e corizas. Xô! Melhor mandar o mal embora. Assim: Bom até contra tosse.

 

Votos:
Tags: dad    dicas    português      erramos    preposição    para  contra 

|

Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 12:02 am

Leitor pergunta 1

Depois de ouvir reportagens do africano que queria ir para a Guiana e foi para Goiânia, fiquei na dúvida sobre a pronúncia da palavra Guiana. Alguns pronunciaram "Güiana". Outros, Gúiana. E daí? (Edilene Gonçalves)


O Brasil, Edilene, não tem pronúncia padrão. Por isso se ouvem diferentes formas de dizer uma palavra. Guiana é uma das eternas dúvidas. O Michaelis , único dicionário que registra a pronúncia do vocábulo, põe acento agudo no u: (gúi)ana, (gúi)anês.

 

Votos:
Tags: dad    dicas    português      pronúncia    guiana    leitor  pergunta 

|

Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 12:00 am

Leitor pergunta 2

Dúvida de uma fisioterapeuta: Suas costas melhorou? Suas costas melhoraram? (Taciana Luz)


Costa é o litoral. Costas , o dorso do corpo: Percorri a costa africana. A costa brasileira tem belas praias. Sinto dor nas costas. Minhas costas melhoraram com o fisioterapia.

Votos:
Tags: dad    dicas    português      número    costa    costas 

|

Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015 05:21 pm

Fale certo

Votos:
Tags: fale  certo 

|

Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015 05:13 pm

Soletrando

Votos:
Tags: soletrando 

|

Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015 01:00 pm

Origem curiosa


Post da passada falou de duas palavras em que o acento faz a diferença. Uma: a cor cáqui. A outra, caqui, a frutinha que desce redonda e gostosamente. Alunos do Colégio Militar se manifestaram: "Não podemos errar a grafia do nosso uniforme. Por isso a dica disse o que sabiámos. Que tal avançar? Fale sobre a história da palavra. Ouvi dizer que é pra lá de curiosa". É mesmo. Ei-la:


Cáqui é cor que não sai da moda. Desfila nas passarelas, frequenta as telas de cinema, toma assento nos bancos escolares. A palavra veio de longe, lá da Índia. Em hindi-urdu quer dizer cor de terra. Como nasceu? O uniforme do exército britânico tinha calças brancas. A poeira as encardia. Os militares decidiram tingir as vestes usando café e caril em pó. Viva! A invenção se tornou padrão também para o exército norte-americano. Depois ganhou o mundo.


Votos:
Tags: dad    dicas    português      etimologia    cáqui 

|

Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015 12:02 am

Cochilos da revisão


Flatônio José da Silva

No título "Justiça vai definir greve de professor", saiu este texto:

"Ação ajuizada pelo GDF pede retorno imediato ao trabalho e pagamento de multa de R$ 50 mil por cada dia de paralisação" .

Corrigindo:
Ação ajuizada pelo GDF pede retorno imediato ao trabalho e pagamento de multa de R$ 50 mil por dia de paralisação .

Explicação --
Porcada : cacófato (som desagradável) que se pode evitar. No caso, basta eliminar a palavra "cada".




Votos:
Tags: dad    dicas    português    cochilos  da  revisão    flatônio  josé  da  silva    cacófato    por  cada 

|

Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015 12:00 am

Henry wadsworth Longfellow ensinou


"No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude."

Votos:
Tags: dad    dicas    português    citação    simplicidade    estilo    Henry  wadsworth  Longfellow 

|

Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015 12:00 pm

Liana à beira de ataque de nervos 1

Ela assina a coluna Favas Contadas . Fala do que mais gostamos — comer e beber. Não se contenta com pratos gostosos e bebidas companheiras. Exige ambiente acolhedor, que atrai amigos para bate-papos sérios ou irresponsáveis. O requinte vai além. Liana Sabo embala a informação na língua CCC — clara, concisa e correta.


A mesma qualidade de texto ela exige das publicações que lê. É aí que mora o desgosto. Na segunda, interessou-se por notícia publicada no Valor Econômico . Falava da homenagem que o fundador do Banco Icatu recebeu por incentivar atletas. A certa altura, o repórter escreveu que "o empresário foi recebido pelo ex-tenista Gustavo Kuerten". Mais adiante: "`Eu só desejo que eles evoluam na carreira´, disse o ex-banqueiro".


Liana reagiu. "Quem foi rei não perde a majestade. Guga deixou de jogar nas quadras, mas não deixa de ser tenista. Braguinha se afastou do gabinete, mas continua banqueiro. Joaquim Barbosa se aposentou do STF. É ministro aposentado". No auge da indignação, ameaçou: "Se no meu obituário escreverem `a ex-jornalista Liana Sabo, volto do outro mundo e puxo os pés do herege".

Votos:
Tags: dad    dicas    português    liana    ex    prefixo 

|


« primeira    « anterior    
Mostrando (1-30) de 7714 resultados.