Segunda-feira, 11 de agosto de 2014 10:30 am

Pai com açúcar


Avô? É pai em dobro e pra lá de adocicado. Roberto Freire é um deles. Atento às manhas e art i manhas da neta, ele conta esta história pra nós: "Voltando do colégio com minha neta Isabela (2 anos), em companhia da mamãe e do vovô, comentei que, todas as vezes que via um Fiat Doblô, lembrava de meu amigo João, que morreu há 6 anos. Dissemos que era o melhor amigo do vovô Roberto e ela perguntou onde ele estava. Sabrina lembrou que já tinha explicado que, quando uma pessoa morre, vai para o céu morar com o Papai do Céu. De imediato, Isabela disse: `Então ele está comendo nuvem, mamãe?´"

 

Votos:
Tags: dad    dicas    português      pai  com  açúcar    avô    neto    história    roberto  freire 

|

Domingo, 10 de agosto de 2014 03:00 am

Filhos do tempo


"Não existe acaso", dizem os psicólogos. Estarão certos? Se a resposta for sim, explica-se por que o Dia dos Pais se comemora em agosto. A Igreja Católica dedica o 8º mês do ano às vocações. A princípio, à sacerdotal. Depois, às demais. Entre elas, ser pai. Trazer crianças ao mundo exige algo mais que procriar. Exige dar o nome, alimentar e acolher. Exige, sobretudo, preparar o filho pra viver o próprio tempo.


Como? Com a certeza de que nossos filhos não são parecidos  nem com o pai  nem com  a mãe. São parecidos com a época deles. Qual?  O futuro. Como ninguém conhece o porvir, há que prepará-los para o desconhecido. Dar-lhes instrumentos que os tornem aptos a enfrentar o que der e vier. O melhor: a autoestima. Com o amor próprio em alta, a criaturinha que vira criatura acredita em si. Manda o medo plantar batata no asfalto.


Por falar em vocação…


Vocação pertence à família de vocativo. Filho do latim vocare , quer dizer chamar. Seguir a vocação é atender a voz interior — ouvir o apelo da alma. "É feliz quem faz aquilo de que gosta", dizem os psicólogos.



Votos:
Tags: dad    dicas    português    filhos    pais    etimologia    vocação 

|

Domingo, 10 de agosto de 2014 02:50 am

Com pedigree


Dia dos Pais tem pedigree. Data comemorativa, escreve-se com as iniciais grandonas como Dia das Mães, Dia da Criança, Dia dos Avós, Dia dos Namorados, Dia de São Nunca, Dia de Todos os Santos.

Votos:
Tags: dad    dicas    português    grafia    maiúsculas    dia  dos  pais    datas  comemorativas 

|

Domingo, 10 de agosto de 2014 02:00 am

Eles disseram


"A criança é o pai do homem." (William Wordsworth)


"Um pai sábio deixa que os filhos cometam erros." (Mahatma Gandhi)


"Para compreender os pais é preciso ter filhos." (Sofocleto)

 

Votos:
Tags: dad    dicas    português    citação    pais    pai 

|

Domingo, 10 de agosto de 2014 01:00 am

De iguais e diferentes


Autoestima se escreve assim — tudo colado. A razão? Um prefixo ajuda a formar a palavra. É auto. Ele joga no time das regras de ouro do emprego do hífen. Conhece ? São três:


1. O h é soberano. Antes dele, o tracinho pede passagem: anti-higiênico, super-herói, mini-história.


2. Os iguais se rejeitam. O encontro de duas letras iguais dá choque. Melhor separá-las: anti-imperialismo, auto-observação, micro-ônibus, contra-ataque, super-região .


3. O diferentes se atraem. Duas letras diferentes se colam como unha e carne: autoescola, contrarregra, minissaia, supermercado, microcomputador. E, claro, autoestima .

 

Sem bobeira


Olho vivo! Contrarregra, minissaia, microssistema, videorrevista & cia. exagerada dobram o r e o s. A razão é nobre. Eles precisam manter a pronúncia.

 

Votos:
Tags: dad    dicas    português    grafia    hífen    auto    autoestima    regras  de  ouro 

|

Sexta-feira, 08 de agosto de 2014 06:00 pm

Cochilos da revisão 4


Flatônio José da Silva

Na capa, saiu este título: "Sabores de N orte a S ul" .

Corrigindo: Sabores de n orte a s ul .

Explicação - Erro de grafia. Quando indicam grandes regiões do Brasil ou do mundo, os pontos cardeais são grafados com inicial maiúscula: Sul, Nordeste, Sudeste, Oriente Médio, Leste Europeu, Sudeste Asiático . A inicial será minúscula, contudo, se o ponto cardeal define direção ou limite geográfico: o nordeste de Goiás, o sudeste da Europa, o leste da Espanha . Igualmente: Percorreu o país de norte a sul. / A cidade fica no leste da França. / O furacão causou estragos no oeste das Antilhas .

Votos:
Tags: dad    dicas    português    cochilos  da  revisão    flatônio  josé  da  silva    grafia    maiúsculas    minúsculas    norte    sul 

|

Sexta-feira, 08 de agosto de 2014 10:30 am

Erramos


"Força-tarefa se esforça para expedir novos mandatos de prisão", escrevemos na pág. 5. Ops! Uma letra faz senhora diferença. Mandato, com t, é outorga de poder (mandato de senador, de deputado, de presidente). Mandado, com d, é ordem expedida pela Justiça. Melhor: Força-tarefa se esforça para expedir novos mandados de prisão.

Votos:
Tags: dad    dicas    português    erramos    grafia    mandato    mandado 

|

Sexta-feira, 08 de agosto de 2014 09:00 am

Cochilos da revisão (3)


Flatônio José da Silva


No título "Goiânia exige fim da morte
 de mulheres", saiu o seguinte: 
"Segundo o delegado, o homem que aparece conduzindo a moto é o responsável pela morte de Ana Lídia , no entanto, não há pistas sobre ele" .

Corrigindo: Segundo o delegado, o homem que aparece conduzindo a moto é o responsável pela morte de Ana Lídia , no entanto não há pistas sobre ele .

Explicação -- erro de pontuação: as conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia, no entanto) exigem vírgula antes de si, e não depois. Se se quiser usar vírgula depois dessas conjunções (à exceção de "mas"), é preciso aumentar a pausa anterior, ou seja, usar ponto e vírgula ou ponto-final: O homem que aparece conduzindo a moto é o responsável pela morte de Ana Lídia ; no entanto , não há pistas sobre ele . / O homem que aparece conduzindo a moto é o responsável pelo morte de Ana Lídia . No entanto , não há pistas sobre ele .


Votos:
Tags: dad    dicas    português    cochilos  da  revisão    flatônio  josé  da  silva    concordância    vírgula    conjunção  coordenativa    no  entanto 

|

Sexta-feira, 08 de agosto de 2014 08:00 am

Cochilos da revisão (2)


Flatônio José da Silva

No título "Goiânia exige fim da morte de mulheres", saiu o seguinte: " Em princípio , o superintendente de Polícia Judiciária do estado, Deusny Aparecido, garantiu que os investigadores goianos não precisam de ajuda de outros estados" .

Corrigindo: A princípio , o superintendente de Polícia Judiciária do estado, Deusny Aparecido, garantiu que os investigadores goianos não precisam de ajuda de outros estados.

Explicação: Em princípio equivale a "em tese", "de modo geral": Todos, em princípio, são iguais perante a lei . A princípio significa "no começo", "de início":  A princípio, pensava sair, mas arrependeu-se e decidiu ficar em casa .  


Votos:
Tags: dad    dicas    português    cochilos  da  revisão    flatônio  josé  da  silva    em  princípio    a  princípio 

|

Sexta-feira, 08 de agosto de 2014 12:00 am

Cochilos da revisão (1)


Flatônio José da Silva

No título "Goiânia exige fim da morte de mulheres", saiu o seguinte: " mandados de prisões ".

Corrigindo: mandados de prisão .

Explicação -- Quando uma preposição une dois substantivos, só o primeiro vai ao plural: pé de moleque, pés de moleque / pão de ló, pães de ló / mula sem cabeça, mulas sem cabeça .


Votos:
Tags: dad    dicas    português    cochilos  da  revisão    flatônio  josé  da  silva    flexão    plural  mandados  de  prisão 

|

Quinta-feira, 07 de agosto de 2014 02:14 pm

Fale certo

Votos:
Tags: Fale  certo 

|

Quinta-feira, 07 de agosto de 2014 01:00 pm

Cochilos da revisão 1


Flatônio José da Silva

No título "Uma luz sobre o Alzheimer"  (p. 20), saiu este texto: "A ação de raios ultravioletas na pele produz a primeira forma de vitamina D: a vitamina D3" .


Corrigindo: A ação de raios ultravioleta na pele produz a primeira forma de vitamina D: a vitamina D3 .


Explicação - Quando a cor é expressa por um
adjetivo , o plural se faz normalmente: olhos verdes, bandeiras amarelas, camisas azuis, sapatos marrons, carros vermelhos . Quando, contudo, a cor é definida por um substantivo , ela fica invariável (neste caso, está sempre clara ou subentendida a expressão cor de ): pijamas cor-de-rosa, ternos (cor de) cinza, gravatas vinho, lenços salmão, blusas laranja, olhos turquesa, tons pastel . As palavras formadas pela adição de prefixos seguem norma idê ntica: raios infravermelhos (prefixo infra + adjetivo vermelho) e radiações ultravioleta (prefixo ultra + substantivo violeta).

Flatônio José da Silva (assinante)
Brasília (DF)

Votos:
Tags: dad    dicas    português    cochilos  da  revisão    flatônio  josé  da  silva    concordância    cor    ultravioleta 

|

Quinta-feira, 07 de agosto de 2014 11:00 am

Palestra


Como escrever na internet é a palestra que faço hoje às 19h30 no auditório do Correio Braziliense. Apareça.
São dicas simples que tornam o texto claro, conciso e sedutor.

Votos:
Tags: dad    dicas    português      palestra    como  escrever  na  internet 

|

Quinta-feira, 07 de agosto de 2014 12:00 am

Festa caipira


A Copa impôs mudanças no calendário. As férias escolares foram antecipadas. As festas juninas, retardadas. Por isso, em agosto, Brasília se diverte com fogueiras, quentões, pés de moleque & cia. gostosa de evento pra lá de popular. Trata-se do São-João do Cerrado.


Mas nem tudo são alegrias. A grafia causa confusão. São João ou são-joão? Vamos por partes. O santo é São-João, nome próprio. A festa, são-joão, substantivo comum. O nome da festa joga no time dos substantivos próprios. É São-João do Cerrado.

Votos:
Tags: dad    dicas    português    grafia    são-joão    São  João    São-João  do  Cerrado 

|

Quarta-feira, 06 de agosto de 2014 05:00 pm

Erramos


"Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos respondem à sabatina na Confederação Nacional da Agricultura", escrevemos na capa. O acento indicador da crase sobra, não? O substantivo é indeterminado — como se fosse antecedido do artigo indefinido. Assim: Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos respondem a (uma) sabatina na Confederação Nacional da Agricultura.

Votos:
Tags: dad    dicas    português    erramos    crase 

|

Quarta-feira, 06 de agosto de 2014 08:55 am

Cena de novela


"Maquiar? Ou seria maquilar?", pergunta o blogueiro afetado da novela Império . Sem resposta, deixou a questão pra lá. Mas a dúvida permaneceu. Consultado, o dicionário responde: existem as duas formas. É acertar ou acertar.


Por falar em maquiar ...


Olho vivo, moçada! Maquiar se conjuga como premiar: premio (maquio), premia (maquia), premiamos (maquiamos), premiam (maquiam).

Votos:
Tags: dad    dicas    português      grafia    maquiar    maquilar    conjugação 

|

Quarta-feira, 06 de agosto de 2014 08:45 am

Campanha eleitoral


Em época de campanha, candidato se vira. Está presente onde há eleitores. Sorri, dá santinho, pede votos. É o corpo a corpo — assim, sem hífen.

Votos:
Tags: dad    dicas    português    grafia    corpo  a  corpo 

|

Quarta-feira, 06 de agosto de 2014 08:00 am

André Gide escreveu


"Chamo de jornalismo tudo que será menos interessante amanhã que hoje."

Votos:
Tags: dad    dicas    português    citação    andré  gide    jornalismo    definição 

|

Quarta-feira, 06 de agosto de 2014 07:50 am

Quem tem licença poética?


Adeus, Copa! Vem, eleição. Em outubro, os brasileiros vão escolher presidente, governador, senador, deputado. Não é pouca coisa. Todos devem participar. O Tribunal Superior Eleitoral entrou na disputa. Quer mobilizar os eleitores para que votem. Um dos protagonistas da campanha é Carlinhos Brown. "Sou brasileiro e mando um beijo pra você. Vem pra urna", convoca o astro baiano.


Show! Mas um pormenor chama a atenção de telespectadores antenados. Trata-se da mistura de tratamentos. Ele fala em você . Mas usa o imperativo vem (tu). Terá se inspirado em propaganda da Caixa? Parece que sim. "Vem pra Caixa você também", convida o poderoso banco.


Publicidade tem licença poética. A gramática não pode funcionar como camisa de força para a criação. Mas nós, mortais, que escrevemos pra passar no concurso, tirar 10 na prova, conquistar amores e conseguir promoção no emprego, não temos autorização pra pisar a norma culta. O jeito? Só há um — desvendar o mistério do imperativo. Vamos lá?


O manda-desmanda


O imperativo manda, pede, suplica. Pode ser afirmativo ou negativo. A conjugação do afirmativo convoca dois tempos verbais. O tu e o vós saem do presente do indicativo menos o s final. As demais pessoas, do presente do subjuntivo. Assim:


Presente do indicativo: eu venho, tu vens, ele vem, nós vimos, vós vindes, eles vêm

Presente do subjuntivo: que eu venha, tu venhas, ele venha, nós venhamos, vós venhais, eles venham

Imperativo afirmativo: vem tu, venha você, venhamos nós, vinde vós, venham vocês.


Não, senhor


O imperativo negativo sai todinho do presente do subjuntivo. Assim: não venhas tu, não venha você, não venhamos nós, não venhais vós, não venham vocês.


E daí?


Sem a licença poética, o texto do TSE pode ter duas redações:


1. Sou brasileiro e mando um beijo pra ti. Vem pra urna.

2. Sou brasileiro e mando um beijo pra você. Venha pra urna.

Votos:
Tags: licença  poética    dad    dicas    português    imperativo    vir    vem    venha    carlinhos  brown    tse    propaganda 

|

Terça-feira, 05 de agosto de 2014 04:00 pm

Erramos


"O governo tem tanto pavor da verdade que nem uma CPI chapa branca é suficiente para eles", escrevemos na pág. 2. Olho vivo, moçada! Chapa-branca se escreve com hífen.

Votos:
Tags: dad    dicas    português    erramos    chapa-branca    grafia 

|

Terça-feira, 05 de agosto de 2014 01:37 pm

Dad lança o livro Como escrever na internet

Com as novas tecnologias, é preciso buscar constante adaptação. A internet, por exemplo, revolucionou a leitura e a escrita, e é importante se manter atento às mudanças para conseguir se comunicar da melhor forma. Para os interessados em aprender o melhor estilo para usar on-line, a editora de Opinião do Correio Braziliense, Dad Squarisi, lança o livro Como escrever na internet , em palestra nesta quinta-feira.



O evento é aberto apenas para assinantes e será realizado no Auditório do jornal. Para se inscrever, basta confirmar presença hoje, das 9h às 13h, pelo telefone (61) 3342-1020, sem ter que pagar nada. Ao todo, são 80 pares de convites. A palestra começa às 19h30 e dura cerca de 1 hora. Depois, Dad autografará os livros, que serão vendidos com preço especial no dia, por apenas R$ 16,70.



“Para ser lido na internet, há duas regras de ouro: menor é melhor e menos é mais”, explica Dad. Segundo a jornalista, o internauta tem uma grande quantidade de informação na rede e, para captar a atenção dele, é preciso escrever de forma ágil e bem resumida. Essa é apenas uma das dicas contidas no livro e que também serão apresentadas durante a palestra. Quem tem dúvidas sobre como redigir um e-mail de forma eficiente, ou mesmo um post nas redes sociais, pode encontrar didáticas orientações na publicação, apresentadas sempre com um toque de humor. Além disso, a obra também inclui 300 dicas curtas de português, de até 140 caracteres, na medida para o Twitter.

Votos:
Tags: Dad  Squarisi    Como  escrever  na  internet    livro 

|

Terça-feira, 05 de agosto de 2014 11:00 am

Leitor pergunta


Outro dia, conversando com amigos, falei em "acordo amigável". Eles se entreolharam e sorriram. Depois, um deles, mais chegado, me disse que eu havia desperdiçado palavras. Verdade? (Jânio Coutinho)


É isso, Jânio. Pra ser acordo, só pode ser amigável. O substantivo dá o recado. Dispensa companhias. Basta acordo .

 

Votos:
Tags: dad    dicas    português      pleonasmo    acordo  amigável 

|

Segunda-feira, 04 de agosto de 2014 06:00 pm

Erramos


"Entre eles, estão brasileiros, argentinos, americanos e paraguaios, entre outros", escrevemos na pág. 17. Reparou na repetição desnecessária? Melhor lipoaspirar a frase. Assim: Entre eles, estão brasileiros, argentinos, americanos e paraguaios.

Votos:
Tags: dad    dicas    português    erramos    repetição    entre  outros 

|

Segunda-feira, 04 de agosto de 2014 02:22 pm

Historinhas reais 4


Sobremesa


Na hora da sobremesa, outro sobressalto. Uns queriam sorvete. Outros, marmelada com queijo. A maioria escolheu musse. Foi aí que a porca torceu o rabo. Parte da moçada pedia "uma musse". Parte, "um musse". Não faltaram explicações, bate-bocas, xingamentos. Mas ninguém convencia ninguém. A saída? Recorrer ao dicionário. O pai de todos nós deu a palavra final. Musse é substantivo feminino sim, senhores. De maracujá, chocolate ou morango, a musse agrada aos olhos e ao paladar. Oba!

Votos:
Tags: dad    dicas    português    grafia    historinhas  reais  4    gênero    musse    sobremesa 

|

Segunda-feira, 04 de agosto de 2014 02:15 pm

Historinhas reais 3


Recheio


Olho no recheio. Além de tomate e cebolinha, outros ingredientes enriquecem a (o) omelete. Um deles é mortadela. Outro: queijo muçarela. A duplinha se escreve desse jeitinho — sem tirar nem pôr .

Votos:
Tags: dad    dicas    português    grafia    historinhas  reais  2    recheio    muçarela    grafia    mortadela 

|

Segunda-feira, 04 de agosto de 2014 02:00 pm

Historinhas reais 2


Protesto


A dona da casa, o marido e os filhos sentam-se à mesa. Com os pratos, os talheres e a comida na mesa, deliciam -se com a penosa assada. Só Marcela se deu conta da troca de cardápio. "Cadê a carne vermelha?", perguntou. A mãe se fez de desentendida. Ela insistiu:


— Se não temos carne, vou preparar um omelete.


Ops! A família interrompeu a refeição. Por quê? Pintou a dúvida sobre o gênero da palavra. A delícia feita com ovo batido é feminina ou masculina? O Vocabulário ortográfico da língua portuguesa   (Volp) responde: tanto faz. A fritada joga nos dois times. Escolha. Prefere a omelete? Fique com ela. Inclina-se por  o omelete? Sem problema. Uma  forma e outra descem redondo. Bom proveito.

Votos:
Tags: dad    dicas    português    grafia    historinhas  reais  2    gênero    omelete 

|

Segunda-feira, 04 de agosto de 2014 12:00 am

Historinhas reais 1


"A carne está pela hora da morte", reclamou a freguesa do supermercado. Atento, o vendedor lhe apresentou alternativa: "Compre frango. Está mais barato". Ela agradeceu a sugestão. Em casa, não deixou a peteca cair. Caprichou no tempero e na apresentação. Ao servir a delícia, perguntou ao marido:


— Você pode destrinchar o frango?


Ele engoliu em seco. Tossiu levemente. Olhou pros filhos sem pressa. Por fim, delicado, fez a correção:


— Não posso destrinchar. Mas posso trinchar.


E pôs mãos à obra. Sem pressa, cortou a carne em pedaços. Arrumou-os na travessa. Depois serviu. Quem ganhou a primeira porção? Ela, claro. A cozinheira nota 10.


A diferença


Trinchar é cortar em pedaços a carne servida à mesa. Destrinchar (ou destri n çar) não tem nada a ver com gulas, fomes e sedes. Quer dizer esmiuçar, particularizar, resolver nos mínimos detalhes: Depois do debate, o comentarista destrinchou o assunto  tim-tim por tim-tim . Quem consegue destrinchar o horror de Gaza? Técnicos tentam, mas não conseguem destrin çar as causas que levaram ao fracasso da Seleção brasileira. Voc ê consegue?

Votos:
Tags: dad    dicas    português    grafia    trinchar    destrinchar    franco    historinhas  reais  1 

|

Sábado, 02 de agosto de 2014 12:00 am

Diquinhas infantis 23


Rei Artur e os cavaleiros da távola redonda


O rei Artur tinha a espada Excalibur. Era, por isso, pra lá de poderoso. Mas vivia só. Um dia, o mágico Merlim lhe deu um conselho:


--
Reúna os melhores cavaleiros do reino. Juntos, vocês podem ajudar as pessoas necessitadas e fazer o bem para todos.


Artur concordou. O mágico fez aparecer uma távola redonda. Em torno dela, colocou cadeiras. Em cada uma, estava escrito com letras de ouro o nome de cada cavaleiro.


Reunidos, eles fizeram um juramento. Montados a cavalo, percorreriam todo o reino para socorrer  damas em perigo e combater  as pessoas más . Assim fizeram. Mas um deles se destacou. É Lancelot, o mais valente de todos.

 

Sem arestas


Sabe por que a mesa era redonda? Por que todos eram considerados iguais. Ninguém se sentava à cabeceira. Nas reuniões em torno da távola, os cavaleiros traçavam os planos das batalhas.

 

A diferença


Cavaleiro ou cavalheiro? Uma letra faz a diferença. Cavaleiro é quem monta a cavalo. Cavalheiro é o homem educado e gentil.

 

Você sabe?


O feminino de cavaleiro é  ............................

O feminino de cavalheiro é ..........................

 

Resposta

amazona, dama.


 

Votos:
Tags: dad    dicas    português    diquinhas  infantis      rei  artur    cavaleiros  da  távola  redonda 

|

Sexta-feira, 01 de agosto de 2014 04:30 pm

Erramos


"Brasilienses, com passagens compradas, estão apreensivos", escrevemos na capa. Os 2,5 milhões de brasilienses estão preocupados? Não. Então as vírgulas sobram. Xô! Melhor: Brasilienses com passagens compradas estão apreensivos.

 

Votos:
Tags: dad    dicas    português    erramos    vírgula    pontuação    restrição    explicação 

|

Sexta-feira, 01 de agosto de 2014 03:00 pm

Mais do mesmo


Gal Costa estreia novo show", escreveu o Estadão. Viu? Baita pleonasmo. Só se estreia o novo. Basta "estreia show".

Votos:
Tags: dad    dicas    português      pleonasmo    estreia  novo    estadão 

|


« primeira    « anterior    
Mostrando (31-60) de 7169 resultados.