Terça-feira, outubro ,21 2014 16:46

O ronco do RS 01 aparece em Jerez




      Quem foi ao autódromo de Jerez de La Frontera, na Espanha, para assistir a mais uma etapa da World Series By Renault, acabou sendo premiado com uma volta na pista de um dos mais aguardados esportivos do mundo automobilístico: o Renault Sport RS 01, um carro cujo projeto conseguiu reunir beleza, aerodinâmica, desempenho e tecnologia. O bólido é equipado com motor V6 3.8 biturbo (de origem Nissan), que gera 500cv de potência e 61,18kgfm de torque, acoplado a um câmbio sequencial de sete velocidades, que envia toda a força para as rodas traseiras. O Sport RS 01 tem rodas de 18 polegadas, discos de freio de 380mm, com pinças de seis pistões, e pesa apenas 1.100 quilos. Ele foi desenvolvido dentro do regulamento da categoria LMP1 das provas de endurance da FIA, mas é claro que a marca francesa vai criar uma versão de rua também.  Segundo a Renault, o modelo ultrapassa os 300km/h de velocidade máxima. O superesportivo já havia sido flagrado alguns dias antes em um teste secreto no circuito de Monza, na Itália.

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Sexta-feira, outubro ,17 2014 17:35

Deformar o carro sim, as pessoas não




    O compacto Volkswagen up! obteve notas máximas nos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP, ou seja, cinco estrelas naquele que mede a proteção a adultos e quatro no que avalia a proteção a crianças. Mas o que faz um carro que mede apenas 3,60m de comprimento proporcionar tanta segurança para seus ocupantes em uma batida frontal? A resposta é complexa, mas abrange uma combinação de aços especiais e cálculos avançados e sensores de impacto (aqueles que detectam a colisão para acionamento de airbags) dimensionados para proporcionar maior abrangência. O modelo é o primeiro do segmento no Brasil a utilizar, em sua estrutura, aços conformados a quente. Toda a estrutura da carroceria do up! foi desenvolvida para absorver a energia do impacto - cada parte da carroceira tem de ter determinado valor de resistência e rigidez. Isso se chama zonas de deformação programadas, que, em caso de uma batida, vai deixar o carro com uma aparência horrível, mas pode deixar os ocupantes com uma aparência intacta. É a evolução da chamada segurança passiva, aquela que age para proteger as pessoas depois do choque.



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Terça-feira, outubro ,14 2014 18:04

Homenagem ao tridente centenário




       A Maserati lança nos EUA versão especial da Ghibli para comemorar seu aniversário de 100 anos. Batizada de S Q4 100th Anniversary Neiman Marcus (o nome é devido ao fato de a série figurar no catálogo de Natal da famosa loja de departamento americana) e baseada na versão Q4, ela tem motor V6 3.0 biturbo, que gera 410cv de potência e 56,1kgfm de torque; tração integral, carroceria na cor cinza, rodas de liga de 20 polegadas na cor prata, pinças de freio na cor vermelha, grade dianteira com borda escura, aquecimento dos bancos e volante, bancos em couro nobre com a marca do tridente costurada nos encostos de cabeça, pedais em aço inox, placa com o número da unidade a numeração da edição especial no console central e um sistema de áudio de 1.280 watts da Bowers & Wilkins, entre outros. A série é limitada a 100 unidades.



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Quinta-feira, outubro ,09 2014 12:53

O virtual da Ford ficou mais real




      O centro de desenvolvimento de veículos da Ford em Melbourne, na Austrália, recebeu um novo laboratório de realidade virtual de altíssima definição (com um software chamado VRED) e um sistema avançado de detecção de movimentos que é similar aos usados na indústria de games e animação.O sistema possibilita que engenheiros e designers de todo o mundo avaliem diferentes propostas de design virtual antes da construção do protótipo físico de um veículo. Suas ferramentas servem para verificar aspectos de praticidade, funcionalidade e estilo, como por exemplo o melhor posicionamento dos controles para o motorista na cabine.""Usando as telas de alta definição, podemos trabalhar de forma virtual no mesmo produto, lado a lado, com pessoas de todo o mundo", diz Todd Willing, diretor de design da Ford Ásia Pacífico.



      O novo software VRED cria um espaço virtual de imersão de ultra-alta definição - quatro vezes superior à resolução de HD. Usando recursos avançados de computação, ele inclui fones de ouvido de alta definição para uma experiência 3D estéreo de baixa latência e cria um mundo virtual com um nível de realismo até então inatingível em laboratório. Conforme o usuário se move no ambiente virtual, pode interagir com o veículo como na vida real.

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Tags: Ford    centro  de  desenvolvimento    Melbourne    Austrália    software  VRED    alta  definição   

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Terça-feira, outubro ,07 2014 17:15

Uma tropa respeitável para um 2.0




      Embora tenha muita gente que critique a pouca evolução dos motores a combustão interna, que permanecem quase com o mesmo esquema de funcionamento de quando foram inventados, os engenheiros de várias marcas vêm dando várias demonstrações de como essa “velha” fórmula pode ser aperfeiçoada, evoluída e transformada, seja com materiais, eletrônica, perfiéricos, "veneno" etc. Um dos mais recentes exemplos dessa evolução é o motor Volvo 2.0 (por enquanto, batizado de Drive-E) a gasolina com dois turbos e um compressor acionado eletricamente, que desenvolve incríveis 456cv de potência. O novo propulsor, que, por enquanto, ainda não equipa nenhum modelo da marca sueca (atualmente nas mãos do grupo chinês Geely), funciona com os dois turbos trabalhando em paralelo e com duas bombas de combustível, que funcionam com uma pressão de 250 bar. A Volvo garante que, com essa solução, conseguiu eliminar completamente o efeito turbo lag, aquele impacto quando ele entra em ação.   




 
 

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Tags: Volvo  2.0  a  gasolina    456cv    Drive-E    dois  turbos    compressor  acionado  eletricamente 

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