Quinta-feira, 28 de maio de 2015 07:05 pm

Renault Sport Trophy: caminho diferente para o sonho...

Que as categorias do Renault World Series sofreram um baque com o fenômeno Max Verstappen e sua ascensão rápida à F-1 via F-3 é fato (especialmente o Europeu de F-Renault, que tinha quase 40 carros no grid e se equilibra hoje com média de 25). O mais interessante, no entanto, é que a carta na manga da montadora francesa para manter em alta a marca e o evento pode vir de onde ela mesma não esperava. Parece complicado? Eu explico.



Neste fim de semana finalmente decola o Renault Sports Trophy, série com os R.S 01 criados em parceria com a Dallara, equipados com motores Nissan V6 de 3.800cc de 550cv – a demora se deveu ao desenvolvimento dos carros e aos necessários testes. Desde o começo a proposta era de criar uma fórmula Pro-Am, em que pilotos de ponta e outros considerados gentlemen drivers dividissem o tempo de pista e os custos. Pois uma olhada na lista de inscritos para a primeira etapa, em Spa-Francorchamps, mostra que muita gente boa deu as costas para o sonho de uma carreira nos monopostos e resolveu apostar na premiação oferecida para o campeão (além dos prêmios em dinheiro): um estágio no Japão com um Nissan GT-R e a possibilidade de integrar o time oficial de pilotos da fábrica japonesa.

Fazem parte da relação o inglês Luciano Bacheta (último campeão da F-2), o francês Andrea Pizzitola (destaque da F-Renault ano passado), os italianos Vittorio Ghirelli (orientado pelo brasileiro Roberto Streit e ex-Indy Lights e Auto GP) e David Fumanelli; os irmãos holandeses Bas e Jeroen Schoothorst e, para a nossa alegria, o pernambucano Henrique Baptista, que estava na Euroformula Open (F-3).

Ok, você haverá de dizer que nenhum deles vai fazer o dólar cair, que talvez não esteja entre eles um novo Verstappen, mas dá para acreditar que boa parte da turma em breve estará desbravando o mundo das provas de longa duração, muito provavelmente como profissionais. Enfim, finalmente (e a Porsche já havia mostrado seu caminho), quem quer seguir carreira no automobilismo começa a enxergar que o sonho da F-1 não é, em 99,9% dos casos, nada mais que isso: um sonho...



Votos:
|

Terça-feira, 26 de maio de 2015 07:35 pm

Valeu, tio Bernie – Coluna Sexta Marcha


A coluna sobre o GP de Mônaco é, na verdade, uma grande brincadeira, uma provocação diante de uma estratégia inexplicável e absurda da Mercedes num fim de semana que deveria ser tranquilo para as Flechas de Prata, e que nem de longe refletiu a verdade da pista e do cronômetro. Vieram depois as desculpas, as tentativas de justificar o injustificável e o chefão Toto Wolff chegou a dar a cara para bater pelas redes sociais, respondendo comentários e perguntas dos internautas incrédulos, apenas admitindo o erro e manifestando a certeza de que ele não se repetirá (é o mínimo). Não era nem de longe a melhor forma de movimentar um campeonato que, como comento nas linhas abaixo, está mais do que encaminhado - e olha que numa dessas quem estava praticamente resignado ao papel de coadjuvante (leia-se: Ferrari e Vettel) pode entrar na briga...


Valeu, Tio Bernie!


Então Bernie Ecclestone conseguiu. Depois de tanto sugerir ideias para esquentar o espetáculo no Mundial de Fórmula 1 – e a lista teve pérolas como chuva artificial ou um rodízio de pilotos entre todos os carros no grid ao longo de uma temporada – o dirigente supremo do circo finalmente encontrou um jeito de animar um campeonato que caminha perigosamente para o tédio da definição antecipada e da hegemonia de uma escuderia, tal como foi com a Ferrari em 2004, ou a Red Bull em 2011.

Fico apenas imaginando como o astuto inglês conseguiu convencer Toto Wolff e Niki Lauda de que seria a medida a tomar, para o bem do esporte. Imagine você uma classificação dominada pelo vencedor de quatro GPs em seis, pole em cinco e, finalmente poupado da maré de azar e problemas que tornaram o caminho rumo ao bicampeonato bem mais árduo do que deveria ter sido.

Na menos pior das hipóteses, o tri viria no Japão, e o piloto de Stevenage se divertiria batendo recordes e dando mostras de sua superioridade – falo apenas do confronto direto com o companheiro de time, já que qualquer outra disputa esbarra na diferença de equipamento. Aí os adversários tirariam o pé, passariam a se concentrar nos carros de 2016 e o fim do ano se transformaria numa sequência modorrenta de corridas sem nem mesmo a perspectiva dos pontos dobrados na última, mais uma invenção bem-sucedida de Mr.E que, infelizmente, não durou mais que um ano.

Do jeito que está, vamos para o Canadá com 10, e não 25 pontos, separando a dupla prateada (foto) ; e mesmo Sebastian Vettel, que descontou três pontinhos do líder, ainda com o título na linha de mira. E olha que o traçado de Montreal, tão de rua quanto o de Mônaco, costuma ser palco de surpresas, que dispensam inclusive qualquer manobra de bastidores. Boa, Tio Bernie, o público agradece...


Pastelão estrelado

Pois eu espero que o leitor tenha compreendido a ironia, já que só mesmo numa teoria da conspiração mambembe seria o caso de acreditar no cenário descrito acima. O que se viu domingo foi mais uma demonstração de incapacidade da Mercedes em gerir uma rivalidade relativamente simples (estamos a anos-luz de Senna x Prost, Piquet x Mansell ou Jones x Reutemann). Até agora, o que se sabia era que a mesma estratégia valia para ambos – se um para duas vezes, o outro também, até mesmo para evitar reclamações. Desta vez, no entanto, algo falhou, gravemente. E, para piorar, com Vettel separando a dupla, não havia como restabelecer a ordem justa. O efeito colateral positivo da nova polêmica é a grande possibilidade de Hamilton largar as amarras e correr movido pela raiva, o que é promessa de espetáculo na certa.


Outra do craque

Do outro lado do Atlântico, as 500 Milhas de Indianápolis reconciliaram o talento de Juan-Pablo Montoya com o alto do pódio. O mesmo jornalista que levou um toco memorável do então jovem colombiano em 1998 (na F-3000), ao pedir uma entrevista, foi testemunha de uma cena que dispensou legenda. Sala de imprensa de Interlagos, GP do Brasil de 2002, Michael Schumacher vê as imagens do monitor de TV e tenta entender como o cidadão com a Williams o superou por fora no S do Senna, transparecendo que não gostou nem um pouco da insolência. Montoya engordou, emagreceu, venceu Indy e Mônaco, voltou ao oval e deu uma aula de arrojo e precisão (olha que tinha caído para as últimas posições depois de ser tocado sob bandeira amarela). O diploma de craque ganhou mais um carimbo e tanto...

Votos:
Tags: GP  de  Mônaco  Nico  Rosberg  Lewis  Hamilton  Mercedes  Toto  Wolff  GP  do  Canadá  Bernie  Ecclestone  Mr.  E  Fórmula  1   

|

Segunda-feira, 25 de maio de 2015 07:38 pm

A saga da salsicha voadora...

Ainda bem que existe quem encare o automobilismo não só para flertar com as regras até o último milímetro e fazer de tudo para vencer a concorrência. Por vezes e motivos dos mais variados, há desafios diferentes, que costumam fugir da lógica, mas se tornam verdadeiros cults para o público especialista. Quem não se lembra das peruas Volvo 850 disputando o Inglês de Turismo (BTCC), experiência repetida ano passado pela Honda, com sua perua Civic?

Pois a Toyota já havia inovado no começo do século ao apostar numa picape Tacoma protótipo para encarar a subida de montanha de Pikes Peak – a bem da verdade, um concentrado de tecnologia disfarçado sob a carenagem de fibra (pilotada então por Rod Millen) e resolveu repetir a dose com outro integrante da família originária da Nova Zelândia e radicada nos EUA.



Pois o primogênio Ryan vai comandar, com a namorada como navegadora, este RAV4 da foto, com seu motor 2.500cc de 176cv. E antes que você imagine que é em provas de cross-country, bajas ou disputas todo-terreno, vem a novidade: você está vendo um carro de rali de velocidade que estará inscrito na categoria tração dianteira do Rally America West Series, enfrentando modelos mais adequados às estradas estreitas como os Ford Fiesta, Subaru Impreza e Mitsubishi Lancer. E como é o caso de se manter fiel às regras, o gigante com patrocínio das salsichas Wienerschnitzel apenas foi limpo de tudo o que não servia, ganhou a gaiola de aço, os bancos concha e reforços nas suspensão. Os principais momentos da epopeia serão registrados numa série de vídeos (não chega a ser um reality show), denominada On the Loose . Em conhecendo a competêcia da família Millen, ao menos será diversão garantida. Os barrancos que se cuidem...

Votos:
|

Sexta-feira, 22 de maio de 2015 09:34 pm

Haja corrida para um fim de semana...

Terceiro fim de semana de maio é sinônimo de uma dobradinha quase imbatível para quem gosta da velocidade - GP de Mônaco e 500 Milhas de Indianápolis, felizmente separados pelo fuso horário para permitir que se acompanhe ambos, imperdíveis qualquer que seja o ano ou a circunstância dos respectivos campeonatos. E dá para ir até mais longe e incluir as 600 Milhas de Charlotte, hoje a segunda prova mais importante do calendário da Nascar, atrás apenas de Daytona. Mas basta ver o tamanho da lista abaixo para ter ideia de que tem muito mais acontecendo e emoção para todos os gostos. Em meio a tantos eventos, chamo a atenção para o Rali de Portugal, que voltou ao Norte do país; e a mais uma edição do Rali Internacional de Erechim, com 70 carros de toda a América do Sul diante de um público apaixonado e conhecedor. Esse ainda está nos planos de ser acompanhado de perto; aliás, o sonho mesmo é de disputar a prova, quem sabe ano que vem. Aproveite o fim de semana e acelere a telinha...

Internacional
Mundial de Fórmula 1: sexta etapa – GP de Mônaco
Mundial de Rali (WRC): quinta etapa – Rally de Portugal
Mundial de Rallycross (FIA RX): quarta etapa - Lydden Hill (ING)
Verizon Indycar Series: quinta etapa – 500 Milhas de Indianápolis
GP2: terceira etapa – Mônaco
Renault World Series: terceira etapa – Mônaco
Fórmula E: oitava etapa – Berlim
Blancpain Sprint Series: terceira etapa – Silverstone
Auto GP: segunda etapa – Silverstone
TCR International Series: quinta etapa – Monza
Super Formula: segunda etapa – Okayama
Nascar Sprint Cup: 11ª etapa – Coca-Cola 600 (Charlotte)
Nascar Xfinity Series: 11ª etapa – Hisense 300 (Charlotte)
Sul-Americano/Brasileiro de Rali: terceira etapa – Rally Internacional de Erechim
Sul-Americano de F-4: primeira etapa – El Pinar (URU)

Nacional
Porsche GT Challenge Brasil: terceira etapa – Cascavel

Na telinha
Sábado

5h55         Fórmula 1: GP de Mônaco (treino livre)          Sportv
8h55         Fórmula 1: GP de Mônaco (treino oficial)       Sportv/Globo (30 min finais)
10h30       Fórmula E: etapa de Berlim                             Fox Sports
11h           GP2: etapa de Mônaco                                      Sportv

Domingo
9h             Fórmula 1: GP de Mônaco    Globo
10h40       Blancpain Sprint: etapa de Silverstone        Sportv2
13h           Verizon Indycar: 500 Milhas de Indianápolis     Band
19h05       Nascar: Coca-Cola 600                                     Fox Sports 2

Votos:
|

Quinta-feira, 21 de maio de 2015 02:43 pm

Por uma ótima causa...

O blog não poderia ficar fora de uma iniciativa daquelas que merecem respeito e aplauso, e mostram que o automobilismo pode, sim, ter um papel social e interferir em causas dignas. Especialmente por que a Sportsplace, a loja virtual deste que vos escreve, com artigos para os esportes sobre rodas (auto/moto/bike), foi escolhida como parceira da empreitada.

Pois o mineiro Sérgio Sette Câmara, hoje um dos brasileiros mais promissores no exterior – disputa o Europeu de F-3 com um Dallara VW da equipe alemão Motopark, como o amigo leitor pôde acompanhar em posts anteriores – resolveu leiloar o chassi de kart Techspeed com que foi um dos destaques do Brasileiro de 2014, em Itu, com o montante obtido repassado integralmente para a Associação Mineira de Reabilitação (AMR), que desenvolve um trabalho fora de série com crianças que têm paralisia cerebral. Os lances serão aceitos até sábado (23), e as informações estão na imagem abaixo. Se puder, prestigie, mesmo porque, além de um equipamento de primeira, trata-se de uma chance de ajudar quem muito precisa.

Votos:
|


« primeira    « anterior    
Mostrando (1-5) de 1629 resultados.