Sexta-feira, 17 de abril de 2015 09:04 pm

Agenda de respeito para o fim de semana...

E eis que mais um fim de semana se aproxima em velocidade de carro de corrida e, com ele, o tradicional reencontro com a programação das pistas e estradas. Tudo bem que repetir a verdadeira lista telefônica da semana passada será quase impossível, mas três mundiais, Indy e Tudor Sportscar em Long Beach e a visita da Nascar ao incrível oval de Bristol, com sua meia milha e atmosfera de arena dos tempos modernos, são cardápio pra amante da velocidade nenhum botar defeito...

Internacional
Mundial de Fórmula 1: quarta etapa – GP do Barein (Sakhir)
Mundial de Motociclismo: terceira etapa – GP da Argentina (Rio Hondo)
Mundial de Turismo (FIA WTCC): terceira etapa – Marrakech (MAR)
GP2: primeira etapa – Barein
Verizon IndyCar Series: terceira etapa – GP de Long Beach
Tudor United Sportscar: terceira etapa – Long Beach (*)
Pirelli World Challenge: terceira etapa – Long Beach
Super Formula: segunda etapa  – Suzuka
Nascar Sprint Cup: oitava etapa – Food City 500 (Bristol)
Nascar Xfinity Series: sétima etapa – Drive to Stop Diabetes 300 (Bristol)

Nacional
Brasileiro de Rali (velocidade): primeira etapa – Estação
Porsche Cup: segunda etapa – Velocittá

Na telinha
Sábado (18)

7h05    GP2: etapa do Barein                                         Sportv
8h50    Fórmula 1 (terceiro treino livre)                        Sportv
11h55    Fórmula 1 (treino oficial)                                Sportv 3
12h35    Mundial de Motociclismo (treinos oficiais)    Sportv 2

Domingo (19)
8h15    GP2: etapa do Barein                                          Sportv
12h        Fórmula 1: GP do Barein                                  Globo
13h    Mundial de Motociclismo (corridas)                    Sportv 2
14h      Nascar Sprint Cup: etapa de Bristol                   Fox Sports

Votos:
Tags: agenda  blog  GP  do  Barein  Fórmula  1  GP2  Indy  Tudor  United  Sportscar  Long  Beach  Moto  GP  FIA  WTCC  Marrakech  Nascar  Bristol  oval  meia  milha  Rio  Hondo 

|

Quarta-feira, 15 de abril de 2015 06:20 pm

Circuito dos Cristais: fui, vi e gostei muito...

"Pera aí, você não é o cara que escreve o Sexta Marcha?". Ainda bem que houve testemunhas, ou seria o caso de achar que eu estou contando história de pescador. Especialmente porque a cena se deu na portaria do Circuito dos Cristais, em Curvelo, e o autor da pergunta, um policial ambiental que passava pelo local, disse que vinha se inteirando sobre o que ocorria além daquela passagem ao ler o blog. Mais um motivo para justificar uma visita que era esperada há tempos, e finalmente pôde se concretizar.

Sim, porque embora eu tenha sido um dos loucos que acreditaram na iniciativa quando ela ainda não havia saído do papel (e aí também há testemunhas), ver com os próprios olhos é completamente diferente de acompanhar as fotos. E pensar que há muita gente que ainda duvida; que acha que a coisa não está caminhando; que não sairá do estágio de sonho. Olha que eu pude, literalmente, por os pés na pista, ou no que serão os 4.410m de traçado, todo delimitado por estacas, assim como as áreas de escape. Com máquinas e homens trabalhando sob o comando do espanhol Cristian; abrindo canaletas de drenagem; espalhando a cal que, combinada com a terra, comporá quase um concreto, que servirá de base para o asfalto (e assim resistirá a todo e qualquer tipo de veículo de competição). Asfalto, aliás, que começa a vestir de negro uma paisagem ocre a partir de junho.

E o que eu posso falar da pista é que ela será sensacional, sem a necessidade de nenhum Tilke dando palpites. São subidas e descidas constantes - a reta oposta tem a segunda metade cega, a la Austin; um S em descida que vai separar os homens dos meninos; a veloz e técnica Curva da Onça e a Curva 2 que, com seus três raios diferentes, será a única do gênero no país. As vistorias dos representantes das confederações de automobilismo e motociclismo (CBA e CBM), aliás, trouxeram uma mudança em relação às plantas divulgadas inclusive pelo blog: a Curva 1 não mais será um cotovelo à esquerda, mas se fechará gradativamente à direita, junto à saída dos boxes. E tudo está sendo pensado e executado para garantir segurança total mesmo para as mais exigentes categorias, sobre duas ou quatro rodas.

Melhor de tudo foi não ter constatado isso sozinho. Tive o privilégio de conhecer o primeiro autódromo internacional de Minas Gerais ao lado de Neusa Navarro Félix, alguém que entende um bocado do riscado, por ter herdado do saudoso marido, Aurélio, o comando da F-Truck, que certamente baterá ponto em Curvelo, especialmente depois de tantos elogios. Ela que viu muita coisa aqui e lá fora, disse ter ficado impressionada com o que encontrou. E haverá muito espaço para os boxes; o estacionamento das carretas das equipes; público, sem contar uma pista off-road 4x2 e 4x4, outra de motocross também com homologação internacional FIM, uma trilha de mountain bike; o condomínio Casa de Pista, que dará aos felizardos proprietários o direito de uso da estrutura.

Como eu comentei em posts anteriores, nada de faraônico ou gigantesco (apenas a área total de 4 milhões de metros quadrados, com muita vegetação nativa preservada, como prevê a legislação ambiental). Mas tudo funcional e seguro. E nenhuma leviandade em sair prometendo provas ou acelerando calendários, mas a certeza de que, uma vez pronto, será difícil conceber um calendário que não passe por uma pista tão seletiva e moderna, especialmente em tempos de Interlagos em obras, Brasília de futuro incerto e Jacarepaguá tristemente morta e enterrada. A esta altura, daqui a um ano exato, vai ter gente acordando com o ronco dos motores e vendo tudo da janela de casa. E a interminável espera por uma casa decente para um automobilismo que gerou e gera tantos campeões finalmente terá se encerrado. Curta as fotos, como eu curti ver tudo tão de perto. E vá colocando Curvelo no seu GPS, se ainda não sabe onde fica, porque a cidade vai fazer parte do mapa da velocidade que se preza. Ainda bem...

Circuito dos Cristais (visita)

Imagens das obras no Circuito dos Cristais, o Autódromo Internacional de Curvelo

Votos:
|

Terça-feira, 14 de abril de 2015 04:28 pm

Retrato da temporada (Coluna Sexta Marcha - GP da China)

*** Ok, quem viu não gostou, e quem não viu não perdeu. Então é o caso de conjecturar o que pode ser da temporada considerando os três primeiros GPs do ano. Houve quem dissesse que o de Xangai foi o pior de todos os tempos e, embora eu não vá tão longe, admito que esteve longe de ser emocionante ou sensacional. E na coluna, publicada nas edições impressa e digital do Estado de Minas, comento sobre o que pode fazer o campeonato se animar algo mais, que desse jeito não vai ter a menor graça...



Retrato da temporada

Que o amigo leitor não se engane, mas a perspectiva de emoção na temporada do ano da graça de 2015 do Mundial de Fórmula 1 dependerá de dois fatores: temperatura e pneus. Não que eu tenha poder de prever o futuro, mas estava claro que a vitória de Sebastian Vettel na Malásia, por mais justa que tenha sido, se deveu a um conjunto de circunstâncias. Se elas se repetirem ao longo do campeonato, então teremos uma disputa entre Mercedes e Ferrari. Do contrário, é esperar por uma dominação prateada ainda mais forte que a de 2014, considerando-se que rival, por enquanto, é apenas uma, vermelha e com o Cavallino Rampante .


Voltando a Sepang para entender o que vem pela frente, o SF15T, de Vettel e Räikkönen, é gentil com os pneus e depende de mais tempo para aquecê-los. Bom em condições de corrida, menos na qualificação, em que o desafio é atingir a temperatura ideal o mais rápido possível. E terá vantagem quando, e se, forem usados os compostos mais duros do lote, tal como no GP malaio.


O que joga a batata quente para a Pirelli, que não pode pensar apenas no espetáculo, mas tem que se resguardar de falhas e incidentes “a la” Inglaterra'2013. E os sino-italianos (sim, a fábrica foi vendida para um conglomerado da terra da prova de domingo) gastam os tubos fazendo testes e simulações para determinar a melhor combinação para cada tipo de asfalto e tempo. Basta o circo retornar à Europa e voltam os pneus de banda vermelha, que vão dar asas não à Red Bull, mas a Mercedes.


E a capacidade de reação do novo comando do time de Maranello é louvável, mas não custa lembrar que as especificações dos motores estão congeladas, e que o salto esperado para diminuir o abismo que o separa das Flechas de Prata é imenso, e dificilmente os comandados de Toto Wolff aceitarão passivos uma reação, mesmo porque têm estrutura maior.


Não quer dizer que teremos apenas corridas sonolentas como a de Xangai (não, desta vez eu não dormi), mas será o caso de ressucitar a velha torcida pela ajuda celeste, em forma de gotas de chuva; ou contar com um acirramento da rivalidade Hamilton x Rosberg – fora da pista a troca de amabilidades voltou. E é curioso como, mais do que nunca, as escuderias têm andado em dupla. É Williams contra Williams, Force India contra Force India, e por aí vai. Se o desempenho dos carros for o limite para a performance de cada um, fica ainda mais difícil. Apesar de que foi o duelo entre os prateados que fez do GP do Barein do ano passado um dos mais sensacionais da história. Veremos roteiro semelhante domingo em Sakhir?


Pastelão

Quando os dois lances mais marcantes das corridas são um invasor que resolve atravessar a pista nos treinos de sexta-feira e uma meia-dúzia de fiscais desesperados tentando tirar a Toro Rosso de Max Verstappen da reta dos boxes para impedir o fim do GP sob regime de safety car, é sinal de que tem algo muito errado.


Brasileiros

Felipe Massa à frente de Valtteri Bottas é o que se espera para todo ano – e tomara que o campeonato do brasileiro tenha duas boas metades. E Nasr pontuando deve ser cena constante por enquanto, menos ao longo do ano, quando a Sauber começar a pagar pela falta de dinheiro para desenvolver o carro. De todo modo, já está ótimo.

Votos:
|

Sexta-feira, 10 de abril de 2015 07:42 pm

Isso é que é agenda...

Mais do que qualquer coisa que eu possa dizer, o tamanho da lista abaixo mostra como o fim de semana que chega é especial. Reunir tantas etapas de tantos campeonatos interessantes não ocorre sempre – acho até que há algumas redundâncias, como termos, num só domingo, o Mundial de Endurance e a Blancpain... Endurance Series. Enfim, não dá para reclamar, antes sobrar do que faltar. Difícil vai ser encontrar tempo para ver tanta coisa boa, e no post anterior eu mostro que várias das corridas serão transmitidas de graça pela internet, em live streaming. Ao menos os horários quase não batem e quem quiser apertar os cintos no sofá e curtir um dia inteiro de velocidade, em duas ou quatro rodas, estará mais do que servido. Bom é assim mesmo...

Internacional

Mundial de Fórmula 1: terceira etapa – GP da China (Xangai)
Mundial de Endurance (FIA WEC): primeira etapa – 6h de Silverstone
European Le Mans Series (ELMS): primeira etapa – Silverstone
Europeu de F-3 (FIA F-3): primeira etapa – Silverstone
Mundial de Motociclismo: segunda etapa – GP dos EUA (Austin)
Verizon Indycar Series: segunda etapa – GP de Nova Orleans
Indy Lights: segunda etapa – Nova Orleans
Blancpain Endurance Series: primeira etapa – Monza
TCR International Series: segunda etapa – Xangai (CHI)
F-Renault ALPS: primeira etapa – Imola
Euroformula Open: primeira etapa – Jerez de la Frontera (ESP)
Radical Euroseries: primeira etapa – Jerez de la Frontera (ESP)
Lamborghini Supertrofeo: primeira etapa – Monza
Nascar Sprint Cup: sétima etapa – Duck Commander 500 (Fort Worth)
Nascar Xfinity Series: sexta etapa – O'Reilly Auto Parts 300 (Fort Worth)

Nacional
Brasileiro de Fórmula Truck: segunda etapa – Campo Grande
Endurance Brasil: primeira etapa – Tarumã
Paulista de Rally de Velocidade: segunda etapa – Taubaté

Na telinha
Sexta-feira (10)

21h30     Nascar Xfinity Series: etapa de Fort Worth             Fox Sports 2

Sábado (11)
1h        Fórmula 1: GP da China (treino livre)                       Sportv
4h        Fórmula 1: GP da China (treino oficial)                    Sportv/Globo (*)
14h35  Mundial de Motociclismo: GP dos EUA (treinos oficiais)       Sportv 2
20h20  Nascar Sprint Cup: etapa de Fort Worth                    Fox Sports 2

Domingo (12)
3h        Fórmula 1: GP da China                                            Globo
8h        Mundial de Endurance: 6h de Silverstone (largada) Sportv 2
13h      Mundial de Motociclismo: GP dos EUA                   Sportv 2
13h      Fórmula Truck: etapa de Campo Grande                   Band
16h30  Verizon Indycar Series: GP de Nova Orleans            Band


Votos:
|

Sexta-feira, 10 de abril de 2015 05:21 pm

Streaming, palavrinha mágica...

Uma das grandes vantagens da evolução tecnológica nos últimos anos foi aproximar o apaixonado pela velocidade dos mais variados campeonatos nos quatro cantos do mundo. Se antigamente era o caso de esperar dias para se ter uma notícia que fosse das séries menos badaladas, quando era o caso – os jornais e revistas, nacionais ou de outros países, matavam a curiosidade – hoje, com a velocidade de uma conexão razoável à internet podemos ver, em casa, na tela do computador, alguns dos mais interessantes campeonatos do planeta, sem nenhuma pirataria. Como a ordem é aparecer e nem todo mundo tem a sorte (ou o dinheiro) para garantir exibição em TV ao vivo, mostra-se corridas, treinos e outros por meio do live streaming, com imagens de qualidade e informações em tempo real.




Neste fim de semana, por exemplo (a agenda que vem no post seguinte é absurdamente quilômetrica, talvez uma das maiores da história do blog), só não se diverte quem não quiser. Europeu de F-3? European Le Mans Series? Euroformula Open? Lamborghini Huracán SuperTrofeo? TCR International Series? Tudo ao vivo e de graça, como também é o caso do Pirelli World Challenge; do Radical Euroseries, das provas do Tudor United Sportscar, e outras mais que, tão logo eu descobrir, publico em outros posts. Abaixo está uma listinha com os endereços dos principais sites, é só clicar no endereço e curtir...

Europeu de F-3 (FIA F3): http://www.fiaf3europe.com
TCR International Series: canal TCR TV do YouTube
Lamborghini SuperTrofeo: http://squadracorse. lamborghini.com/en/live
Euroformula Open: www.euroformulaopen.net
Radical Euroseries: www.youtube.com/watch?v=nNjlbhy88BI
European Le Mans Series:
www.dailymotion.com/ELMS

Votos:
|


« primeira    « anterior    
Mostrando (1-5) de 1607 resultados.