01/10/2008 09:48

GUARDA MUNICIPAL, APOIO NA SEGURANÇA PÚBLICA !

Muito se discute ainda no Brasil sobre o papel das guardas municipais. Há receio, em setores das polícias militares, de que elas se tornem polícias municipais ostensivas, o que as transformariam um supostas concorrentes das PM's estaduais. Para tanto, as guardas municipais deveriam se limitar à guarda patrimonial, sustentam vários interlocutores.

 

Discordo completamente dessa idéia. A guarda municipal pode se transformar em grande e relevante suporte da segurança pública na sociedade brasileira, auxiliando diretamente o trabalho das polícias militares, sem ameaçar sua competência constitucional. Seria um desperdício de recursos mantê-la exlusivamente na vigilância do patrimônio municipal.

 

A presença ostensiva dos guardas municipais, andando fardados pelas ruas da cidade, mesmo que monitorando o trânsito, é uma grande contribuição à segurança pública. Além de aumentarem o sentimento de segurança do cidadão, potencializam a capilaridade da vigilância do Estado. O guarda municipal pode se transformar em informante privilegiado da Polícia Militar como também pode auxilia-la na prevenção e na repressão imediata da criminalidade. Mediante canais institucionalizados de comunicação, o guarda municipal pode atuar como 'olhos e ouvidos' auxiliares da Polícia Militar.

 

Um bom exemplo dos benefícios públicos desse entrosamento deu-se essa semana em Belo Horizonte, quando da interrupção de um sequestro relãmpago de uma mulher, abordado por dois criminosos em seu carro, na avenida Antônio Carlos. Uma viatura da guarda municipal acompanhou o veículo dado que ele seguia pela via exclusiva de ônibus e acionou a Polícia Militar por considerar a situação muito suspeita. No final da estória, bandidos desistiram da ação criminosa e vítima foi devidamente resgatada.

 

São fatos como esse que reforçam minha convicção de que o bom entrosamento entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal têm o potencial de incrementar a segurança objetiva da população como também de diminuir sua insegurança subjetiva.

 

 

Votos: 0
Tags: GUARDA  MUNICIPAL    CRIMINALIDADE 

|


« primeira    « anterior    
Mostrando (1-2) de 1 resultados.
   próxima »    última »