Quinta-feira, 30 de outubro de 2014 15:31

Anvisa suspende lote de chocolate com teias e excrementos de insetos

Por Marina Rigueira

A Anvisa determinou hoje a interdição cautelar do lote LBP: 1 13360 1, do produto Chocolate ao Leite com Recheio Sabor Chocolate com Amendoim e Cereal Crocante,  marca Chokko Snack, fabricado pela Arcor do Brasil Ltda.

Uma denúncia feita à vigilância sanitária de Volta Redonda (RJ) indicava a existência de teias e excrementos de insetos no produto. Análise realizada pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) confirmou o resultado insatisfatório na análise de características sensoriais e matérias estranhas indicativas de falhas das boas práticas.

Com a determinação, as 792 caixas do produto serão recolhidas pelas vigilâncias sanitárias de Estados e Municípios, já que o produto foi distribuído nacionalmente. A interdição cautelar é uma medida de caráter preventivo, que tem por objetivo reduzir riscos e evitar danos à saúde da população. Com isso, a empresa fabricante poderá recorrer da decisão e solicitar a realização de novos testes que confirmem ou não as irregularidades encontradas.



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Quarta-feira, 29 de outubro de 2014 16:32

Consumo desnecessário

Por Paula Takahashi

A Cemig alerta os consumidores sobre o gasto dispensável de energia elétrica por aparelhos eletrônicos que permanecem em modo stand by. Segundo a concessionária, a conta de energia pode ficar até 15% mais cara por conta dessa prática ainda usual.

“Em stand by, os aparelhos consomem menos do que em uso normal, é como uma torneira pingando 24 horas. Para economizar é necessário que o consumidor desligue ou retire o equipamento da tomada. Vale ressaltar, ainda, que os equipamentos mais antigos consomem mais no modo de espera do que os mais modernos”, afirma o engenheiro de Soluções Energéticas da Cemig, Leonardo Resende Rivetti.

Atualmente, os receptores de TV por assinatura são os que mais consomem energia no modo stand by. "Não há dúvida de que a mudança de hábito é a melhor maneira de se evitar o consumo desnecessário. Se o consumidor sabe que vai ficar muito tempo sem usar a TV, não custa nada desliga-la. Também é importante não deixar o micro-ondas só por causa do relógio digital ou o carregador de celular conectado sem necessidade à tomada”, alerta o engenheiro.

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Tags: Cemig    energia    stand  by    conta  de  luz 

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Segunda-feira, 27 de outubro de 2014 11:27

Proteste lança aplicativo

Por Paula Takahashi

A Proteste lançou o aplicativo gratuito Proteste Agora! por meio do qual os usuários poderão relatar seus problemas de consumo e ainda terão acesso a orientação de advogados do órgão. “Nossa equipe está preparada para orientar e ajudar qualquer usuário do aplicativo”, garante Sandro Leão, gerente de marketing da Proteste.

Sandro explica que os problemas mais simples, como de atendimento em uma loja, poderão ser reportados imediatamente. “O consumidor ganha um novo canal para colocar a boca no trombone”, explica.

As reclamações também serão monitoradas pelo órgão de defesa do consumidor e podem dar origem a ações coletivas. "Se a gente receber muitas reclamações de um determinado produto ou serviço, poderemos acionar as autoridades para tomar uma providência, como uma ação coletiva ou recall”, detalha o gerente de marketing.

O aplicativo está disponível na App Store e no Google Play para aparelhos com sistema operacional IOS e Android.

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Tags: Proteste    aplicativo    reclamação 

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Sexta-feira, 24 de outubro de 2014 07:00

Selo Black Friday Legal contra “maquiagem de preços”

Por Marina Rigueira

Começam hoje e vão até 21 de novembro as inscrições para o Black Friday Legal, iniciativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e do Busca Descontos criada no ano passado para coibir a chamada “maquiagem de preços” durante o Black Friday - 24 horas de promoção que acontece em todo o país.  A iniciativa visa proteger o consumidor de práticas abusivas no dia de descontos mais esperado do ano, em que lojas virtuais – e até mesmo físicas – oferecem desconto nos produtos. Este ano, o dia de promoções acontece em 28 de novembro.

Para inscrever-se, as lojas virtuais que vão participar do Black Friday 2014 devem acessar o site do Black Friday Legal e concordar com o Código de Ética do evento, comprometendo-se a anunciar e praticar ofertas reais no dia da promoção. A loja que aceitar os termos do código receberá o selo Black Friday Legal 2014, que a identificará como um site confiável, que pratica as boas regras de conduta na Internet.

“Com essa iniciativa consolidamos as boas práticas que as lojas vinham praticando e protegemos os consumidores de promoções maquiadas”, diz Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net. “O consumidor passou a procurar o selo Black Friday Legal nos sites e sabe que aquela loja e aquelas promoções seguem as regras do Código de Ética do Black Friday”.

Conhecido como um dia de descontos e promoções em diversos países do mundo, o Black Friday é uma data tradicional no varejo dos Estados Unidos e acontece logo após o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças). No Brasil a data foi incorporada ao calendário do varejo em 2010. Na edição de 2013, o evento movimentou R$ 770 milhões no e-commerce brasileiro, com tíquete médio de R$ 396. Empresas que aceitarem o código de ética do Black Friday Legal e não seguirem as regras poderão ser suspensas da promoção em 2015.

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Tags: Selo  Black  Friday  Legal  maquiagem  preços 

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Quarta-feira, 22 de outubro de 2014 15:34

Anatel pedirá esclarecimentos às teles sobre cobrança da internet móvel

Por Marina Rigueira

A Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai pedir esclarecimentos às prestadoras de telefonia celular (Serviço Móvel Pessoal - SMP) sobre informações veiculadas na imprensa ontem quanto a possíveis alterações na forma de cobrança da internet móvel. O objetivo da Anatel é garantir que os consumidores tenham os direitos assegurados e sejam informados, de modo antecipado, amplo e transparente, sobre as possíveis mudanças.  

As regras do setor permitem às empresas adotar várias modalidades de franquias e de cobranças. No entanto, segundo o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC), qualquer alteração em planos de serviços e ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela prestadora, com antecedência mínima de 30 dias.

Posição das operadoras

Ontem, a operadora de telefonia Vivo anunciou que vai mudar a forma de cobrança da internet pelo celular para clientes de pacotes pré-pagos a partir do mês que vem. Segundo a operadora, quando o pacote de dados contratado pelo cliente acabar, ele terá que pagar um valor adicional para continuar navegando na internet. Atualmente, quando a franquia chega ao fim, a velocidade de navegação é reduzida, mas o usuário não tem que pagar a mais.

Ainda segundo a Vivo, a mudança valeria a partir do dia 6 de novembro, inicialmente para os clientes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, podendo ser estendida para outras regiões nos próximos meses. A Vivo informou que os clientes pré-pagos estão sendo avisados por SMS sobre a mudança. Depois da mudança, a Vivo informou que os clientes vão receber uma mensagem de texto (SMS) quando o consumo atingir 80% da franquia e outro no momento em que ela acabar. O último aviso virá com a opção de contratação do pacote adicional de 50 MB, que custará R$ 2,99 por sete dias.
 
A mudança ainda não vale para os clientes das outras três grande operadoras do mercado (Claro, TIM e Oi). Para a TIM, mudanças no formato de tarifação de dados móveis são um movimento natural, em linha com o crescimento contínuo do uso de internet nos celulares, mas a operadora disse que não prevê qualquer ajuste na cobrança, por enquanto, e segue avaliando as diferentes possibilidades.

A Oi disse que considera o fim da velocidade reduzida, aliada ao novo modelo de cobrança por pacotes adicionais, uma tendência mundial, mas não informou se irá adotá-la em breve. A Claro também não informou se irá mudar a estratégia, mas garantiu que seus clientes podem escolher entre contratar pacotes adicionais ou navegar com a velocidade reduzida depois que a franquia acaba.

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Terça-feira, 21 de outubro de 2014 14:46

Cuidados na compra do gás de cozinha

Por Marina Rigueira

O consumidor deve ficar atento na compra do botijão de gás (GLP). A comodidade de comprar por telefone e recebê-lo em casa, pode se tornar um grande problema. Muitas vezes o consumidor não sabe se está negociando com uma revenda clandestina, o que pode representar um sério risco tanto em termos de economia quanto de segurança.

A venda de botijão cheio em domicílio não é proibida, desde que o revendedor tenha autorização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O Procon Assembleia orienta que o consumidor, ao adquirir o produto, vá além de simplesmente conferir as informações básicas, como por exemplo, se o caminhão de entrega exibe a marca e o número de telefone do distribuidor ou revendedor autorizado.

Há empresas clandestinas que falsificam até adesivos das distribuidoras nos veículos, passando assim por revendedores autorizados. Em caso de dúvida, o consumidor deve solicitar o número do CNPJ da empresa e consultar se ela está regularizada junto à ANP no próprio site da agência .

O ideal, no entanto, é que o consumidor faça a compra pessoalmente na revendedora. Lá ele poderá verificar se ela dispõe das autorizações de funcionamento fornecidas pela ANP, prefeitura e Corpo de Bombeiros. Além disso, é possível conferir as condições de armazenamento e solicitar a pesagem do botijão. As revendas são obrigadas a ter balanças certificadas pelo Inmetro em perfeito estado de funcionamento. É fundamental ainda exigir a nota fiscal de compra, pois ela é a garantia do consumidor em caso de reclamação..

Água

“Há muitos casos de fraudes nesse mercado”, alerta a coordenadora de pesquisa do Procon Assembleia, Margareth Cintra. Uma das mais comuns praticadas pelos revendedores ilegais é a substituição do GLP por água no botijão, para que não haja alteração no peso. Assim, o cliente acredita que está comprando um botijão cheio, mas o gás acaba bem antes do previsto. Nesse caso, sequer é possível reivindicar seus direitos, porque o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não ampara compras feitas em revendas clandestinas.

É fundamental ainda que, antes de aceitar o botijão, o cliente confira se o produto não está com o lacre violado e se contém um rótulo com as instruções de uso, bem como as informações cadastrais da distribuidora. Margareth Cintra afirma que o consumidor deve desconfiar de preços excessivamente baixos e ofertas de brindes, como vassouras e baldes. “Trata-se de uma ilusão de economia, pois na verdade o consumidor pode estar sendo lesado”, alerta.

Perigos

Botijões armazenados de forma incorreta, que não atendem às normas de segurança, representam risco de vida. A explosão de um botijão tem o efeito de uma granada. Tanto em caso de compra na revendedora ou de entrega em domicílio, o consumidor deve recusar os que estiverem amassados, enferrujados ou apresentarem outros danos.

Especialistas em segurança alertam ainda para outro perigo da venda em domicílio: trata-se do risco de pequenos furtos e até assaltos. Ao deixar um desconhecido entrar em sua casa, o consumidor fica vulnerável, principalmente se estiver sozinho ou for uma pessoa idosa. 

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Segunda-feira, 20 de outubro de 2014 12:58

Educação para o consumo

Por Paula Takahashi

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Procon-MG, promove nesta quarta e quinta-feira, o III Seminário sobre Educação para o Consumo. O evento é voltado para educadores, acadêmicos e integrantes do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor e tem o objetivo de propor reflexões sobre práticas normalmente adotas pelo consumidor e as consequências dessas escolhas.

No primeiro dia de programação, especialistas irão debater temas como regulação da comunicação mercadológica, consumo, valores e protagonismo social e direitos da infância. No dia 23, os participantes discutirão temas relacionados à tecnologia e internet, novos comportamentos, monitoramento social na internet, conflitos e delitos decorrentes do estímulo exagerado ao consumo, mobilização social para a construção do protagonismo do consumidor.

Serviço:
Inscrições: terminam amanhã às 12h
Contato: (31) 3250-4695 ou 3250-4696
Local: Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte (Av. Álvares Cabral, 1690, Salão Vermelho)
Informações: (31)3250-4680 ou pelo e-mail eedc@mpmg.mp.br

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Tags: consumo    educação    Procon-MG    Ministério  Público  de  Minas  Gerais 

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Quinta-feira, 16 de outubro de 2014 18:00

Pressione os candidatos pela adesão aos temas da defesa do consumidor

Por Marina Rigueira

            

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e outras três entidades do Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC) abordaram no primeiro turno das eleições 2014 os 11 candidatos à presidência e 31 candidatos ao governo dos estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul com revindicações relacionadas ao direito do consumidor. Destes, somente oito aderiam à Plataforma dos Consumidores para as Eleições 2014.
 
Para o segundo turno, o Idec reformulou os alvos das campanhas. Agora os consumidores podem pressionar mais uma vez os candidatos que passaram para a segunda etapa das votações mas não aderiram à plataforma. Acesse a Plataforma e mande uma mensagem a seus candidatos sugerindo a adesão deles ao temas da defesa do consumidor.

Conheça a plataforma e mande sua mensagem aqui! 

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Quarta-feira, 15 de outubro de 2014 12:03

Aplicativo permite consultar qualidade das operadoras móveis

Por Paula Takahashi

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o aplicativo “Serviço Móvel” para que o consumidor tenha acesso a informações sobre a qualidade do serviço prestado pelas operadoras de telefonia celular. O aplicativo está disponível para celulares com sistemas Android e iOS, nas lojas de aplicativos Google Play e Apple App Store.

“A Anatel trata indicadores de qualidade das estações (antenas) e os consolida, comparando-os a patamares de referência a serem cumpridos pelas prestadoras”, explica a agência. Com base na porcentagem de acessos bem sucedidos às redes de dados e de voz e no índice de quedas, o aplicativo estabelece um ranking entre as empresas.

Além de consultar esse ranking, o usuário poderá verificar os indicadores de acessibilidade, conexão, quedas e desconexão aferidos. Será possível, ainda, acompanhar a evolução da qualidade de cada operadora a partir da consulta ao histórico desses indicadores em intervalos de até 12 meses.

O app também mostra a quantidade de estações de rádio-base (ERB, as antenas) que cada operadora possui, e ainda distribui a rede de cada empresa em um mapa. As antenas são ainda discriminadas conforme a tecnologia de conexão (2G, 3G e 4G).

Também é possível realizar a consulta por meio de uma versão web do aplicativo disponível na página da Anatel na internet ou pelo endereço. Clique aqui e acesse.

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Tags: aplicativo    operadoras  de  celular    Anatel 

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Sexta-feira, 10 de outubro de 2014 07:00

Site auxilia consumidor

Por Paula Takahashi

Quem tem dúvidas sobre seus direitos e como proceder na Justiça para reaver uma perda provocada por relação de consumo, conta com uma ótima ferramenta para esclarecer todas essas questões. Criada pelo empresário e advogado Thiago Naves, juntamente com o engenheiro Fernando Mascarenhas e o publicitário Luiz Felipe Machado, o site Lar do consumidor promete prestar todos os esclarecimentos necessários sobre o assunto. E o melhor, de forma gratuita.

Os interessados em usufruir do benefício devem fazer um cadastro no site www.lardoconsumidor.com.br , descrever o caso, anexar os documentos que possuir, para então receber as informações que precisa para o seu caso específico. “As pessoas recebem uma resposta rápida e satisfatória às suas demandas e passam a conhecer mais seus direitos e a melhor forma de exercê-los. Disponibilizamos ferramentas e informações necessárias a um acesso mais fácil à Justiça, tudo via internet”, explica Thiago Naves.

O site é procurado principalmente para auxiliar em casos relacionados à telefonia, TV a cabo, fraudes bancárias e companhias aéreas. E os resultados são positivos: “a cada 100 consumidores que receberam a orientação e, posteriormente, ingressaram em Juízo, 98 saíram vitoriosos”, orgulha-se Thiago.

O empresário adverte ainda que a Lar do Consumidor não realiza uma atividade advocatícia. “Já com todas as informações fornecidas pelo site, caso a pessoa queira ajuizar uma ação, orientamos a procurar um advogado de sua confiança, pois acreditamos que o prestígio à classe dos advogados é essencial ao sucesso do exercício do direito do consumidor”, finaliza.

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Tags: Lar  do  consumidor    site    defesa  do  consumidor 

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